JOVENS, O PILAR DA IGREJA


É SÓ CLICAR EM CIMA

“E disse a Jéter, seu primogênito: dispõe-te  e mata-os. Porem o moço não arrancou  da sua espada, porque  temia, por quanto ainda eram jovem.

Juízes 8: 20,21

Jéter  era um jovem  filho de um herói de guerra, Gideão, porém  de caráter medroso e covarde. Os inimigos (Zeba e Zalmuna) tinha matado seus irmãos e amigos, portanto, não podia ter deixados vivos, a missão dado a ele era exterminá-los completamente.

Um jovem consciente de suas potencialidades é um grande instrumento de sustentação e desenvolvimento na obra de Deus. Um pilar é instrumento de sustentação, de base.

AS QUALIDADES DOS JOVENS E SUAS VIRTUDES

“Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder; com santos ornamentos, como orvalho emergindo da aurora, serão os jovens”. Sl 110:3

As qualidades inerentes dos jovens são: força, energia, vigor, trabalho, são cheios de vida, sempre dispostos a aventuras, são rápidos, inquietos, inteligentes, descontraídos, alegres,  corajosos.

Muitos jovens sofrem de anemia espiritual. Por isso tem estado fracos. Tem que tomar vitamina BO ( Bíblia e Oração )

“… Entrando no túmulo, viram um jovem, assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas.” Mc 16:5

O MUNDO REQUER QUE SEUS JOVENS SEJAM VALOROSOS E INTELIGENTES PARA FAZER SEUS SERVIÇOS

“ Disse o rei a Aspenaz, chefe dos eunucos, que trouxessem alguns dos filhos de Israel, assim da linhagem real como dos nobres. Jovens, sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, e versados no conhecimento, e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei; e lhes ensinassem a cultura e a língua dos caldeus.” Dn 1:4

O mundo exige qualidades em seus jovens que seja sem defeito físico,belos fisicamente, inteligência (sábio), competente, determinados, força, trabalho, disposição. Esteja disposto  a aprender.

DEUS REQUER QUE SEUS JOVENS SEJAM PADRÕES EM TUDO

De Paulo para Timóteo: “Ninguém te despreze a tua mocidade, torna-te padrão…” I Tm 2:22ss ;Tt 2:15

Sem defeito (pecado), beleza espiritual, inteligência (sábio). Pv 1: 7 (Temor do Senhor), competente, determinação, força, trabalho, disposição. Esteja disposto  a aprender.

Coragem: Davi era moço quando venceu o gigante Golias. I Sm 17: 33. Deus requer de seus jovens coragem para vencer os gigantes desse mundo que são muitos.

Fortes contra seus três inimigos principais: o mundo, o pecado e o diabo. (A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida)

O QUE AFASTA O JOVEM DE UMA VERDADEIRA COMPREENSÃO DE SI MESMO?

As paixões da mocidade. “Foge, igualmente, das paixões da mocidade…” II Tm 2:22 Auto-desvalorização. Desvio do alvo. Anemia espiritual. O medo.

RECONHECER AS SUAS POTENCIALIDADES PARA COLOCAR-SE A FAVOR DA IGREJA DE DEUS

Como um jovem pode cultivar os valores e virtudes de sua mocidade e ser uma bênção na igreja e para o reino de Deus?

Ser vanguarda, estar na frente. Ser forte e enérgico para o trabalho. Um dos trabalhos dos jovens na igreja primitiva era enterrar os mortos. (At 5: )Você é coveiro ou defunto? O Jovem é o trem bala da igreja. Disposição para o serviço. Inteligência ao bem da obra.

A Jéter, filho de Gideão foi lhe dado uma ordem que deveria eliminar seus inimigos Zeba e Zalmuna, que havia matado seus irmãos e inimigos, mas ele temeu e não os matou.

Jovem, você tem uma missão a de eliminar teus inimigos, Jesus já te ordenou a derrotar teus adversários, você tem a força e a ordem Dele. Ele está ao teu lado, você é vencedor, não deixa que teus inimigos  zombem de ti,  cumpre a ordem do teu Salvador.

“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o principio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”.

“ … Jovens, eu vos escrevi, porque tendes vencido o maligno”. I João 2:13

Pr Francisco Nascimento

65 comentários sobre “JOVENS, O PILAR DA IGREJA

    • Oi Rafael,

      Obrigado pela elogio e a consideração. De fato, o amado Deus espera muito dessa geração da mocidade, num mundo cada dia mais distante dos valores eternos. Que vc seja o escolhido por Deus para fazer essa grande diferença.

      Um abraço, meu amado e sucesso.

      Pr Francisco Nascimento

      • obrigado por esta palavra pastor, minha igreja tava precisando disso!!
        vou repassar essa palavra pra todos os jovens…
        PARABÉNS..!!!

    • a paz do Senhor, pastor!
      eu como jovem e que tenho apenas anos,digo não é facil servir ao pai, mas como diz o livro da revelacao ;
      jovens, eu vos escrevi, porque tendes vencido o maligno! e eu creio nessa promessa!
      nao conhecia o irmao, mas você é um atalaia que o pai capacitou para esta grande seara…
      fica na paz e firme, pois muitos ainda precisarão ler oque eu li, e receber do Senhor o que recebi, através do que o anjo da igreja escreveu. A paz. rochelle

  1. Pastor que o Senhor continue te abencoando mt cada vez mais ,pois o senhor tem sido um instrumento de Deus usado na revelacao da palavra pra minha vida . Eu amo a palavra de Deus e tenho salvo mts menssagens no meu comp sou jovem e lidero celulas jovens na minha igreja aqui nos Eua ., falo mt do que aprendir aqui nas celulas estou orando por ti.. Mt obrigado por essa msg.. Te amo em Cristo

    • Oi Juliano,

      Que bom que vc está sendo abençoado e abençoando outros com essas msg, Como louvo a Deus por tua vida e ministério, esse é o propósito desde site, a propagação da Palavra, para serem entregues a pessoas que nem vc, que certamente tem feito bom uso dela, para o louvor da glória de Deus!
      Meu nobre Juliano, se entendi bem vc está morando nos Estados Unidos, certo? deixa eu te contar uma bênção. Fui convidado pra pregar num Congresso de jovens, um trabalho evangelístico, na cidade de Piebody, próximo de Boston, em massachusets, nos dia 31 de Outubro a 01 de Novembro e ficarei até o dia 05 de Novembro, peço tuas orações. Não sei se onde estás fica perto, o que seria muito bom te conhecer pessoalmente, se não, creio que um dia Deus proverá.
      É isso aí, Juliano, manda ver que Deus é contigo. Essa semana estarei postando mensagens para jovens e adolescentes. Aguarde.
      Um abraço, , fik com Deus e muitas vitórias.

      Pr Francisco Nascimento

  2. Amado pastor Francisco,e uma Cristoscidencia eu nao moro em massachucets ,vivo em new jersey mas estarei em massachucets se Deus quizer nos dias 29 30 31 de outubro em um cong. Mas nao sei se e msm esse e com o ap. Rener terra nova … Creio q E posivel sim.. Seria um prazer imenso pois ja um tempo eu me alimento aqui pois e mt semelhante ao meu pastor e um evangelho baseado na palavra e qnd vcs querem passar o ponto de vista . Medita antes e passa pelo filtro do espirito para q fica mais semelhante ao que Jesus trasmitiria… Pois encontrei palavras de exortacao manual de libertacao palavra de vida de justica e mt mais. eu so nao postava antes,mas ja faz um bom tempo q venho aqui… Vou me informar mais sobre o cong. E lhe deixo saber.. Pastorsao q o Senhor continue te capacitando renovando sua mente e te inspirando cada dia mais e mais e que ele possa cercar seus passos e de sua familia…

  3. Obg por todas essas mensagens , pois esta me ajudando muito , pois sou um novo convertido , e estou aprendendo muito com elas …
    Continue o seu trabalho q com certeza esta sendo abençoado por Deus e continuara a abençoar ..
    Fico muito agradecido mesmo ..
    Em breve quero pregar o evangelho , e essas mensagens estão me ajudando ,
    Tô me empenhando muito pra conseguir minha meta e vc esta ajudando diretamente ..
    Valeu …
    Fique na Paz do Senhor …

  4. Obg …
    Com certeza pregarei o evangelho …
    Obg por td , ore por mim pra mim conseguir , e continue com as suas mensagens , e desde ja fique sabendo que sempre irei visitar este site , pois ele esta tirando muita duvidas que ainda tenho em relação a Palavra de Deus …
    Ah e se possivel continue colocando mais mensagens
    Ate mais e um forte abraço … fica com Deus

  5. PASTOR, A PAZ DO SENHOR JESUS!!!SOU UM PASTOR NOVO NA FUNÇÃO PASTORAL,ESTOU NA CONGREGAÇÃO COMO PASTOR AUX. SOU PRESIDENTE DE MOCIDADE, BOM, PESSO SUA ORIENTAÇÃO COM OS JOVENS POIS CREIO Q O SENHOR TEM BASTANTE ABILIDADES COM JOVENS.

    VAI TER UM EVENTO DE MOCIDADE NA CONGREGAÇÃO QUE OS JOVENS FAZEM ANTES DA MINHA LIDERANÇA TODOS OS ANOS,É UM EVENTO INTERESSANTE. SENDO Q ESSE EVENTO ELE DURA TRES DIAS DE QUINTA A SABADO. SÓ Q ESSE ANO VEIO UMA ORDEM DO TEMPLO CENTRAL DAS ASS. DE DEUS EM BELÉM Q TODAS AS CONGREGAÇÕES DEVEM PRIORIZAR OS NUCLEOS MISSIONARIOS Q SÃO REALIZADOS NAS QUINTAS -FEIRAS. SENDO QUE Ñ PODE TER OUTRO EVENTO NAS QUINTAS NA CONGREGAÇÃO. OS JOVENS NA MAIORIA SÃO UNIVERSITARIOS.ELES TEM OPINIÕES MUITO FORTES,JÁ FALEI PARA ELES MUDAREM OS DIAS PARA QUARTA, SEXTA E SABADO. MAIS Ñ ACEITARAM.JÁ FALEI PARA FAZEREM SEXTA, SABADO E DOMINGO.ELES Ñ ACEITARAM.EU SEI Q POSSO USAR MINHA AUTORIDADE COMO PASTOR,MAIS ACHO Q DEVE TER OUTRA SOLUÇÃO. SÓ QUE EU Ñ ESTOU CONSEGUINDO VER. ESTOU ORANDO BASTANTE PARA DEUS ME AJUDAR, PARA COMO LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO SEM FERIR NIGUÉM.E O NOME DE DEUS SER GLORIFICADO NESSE EVENTO DE TRES DIAS. OBS: A PROGRAMAÇÃO É PARA TRES DIAS. Ñ DÁ PARA DIMINUIR PARA DOIS DIAS. SE O SENHOR PUDER ME AJUDAR. EU DESDE JÁ AGRADEÇO.

  6. A paz do SENHOR JESUS, quero deixar um cometario, sou joven tenho passado momentos na minha vida espiritual, mais quem foi que disse que fraqueza e sinal de pecado, o apostolo Paulo disse quando estou fraco e ai que estou forte, mas quando penso que estou forte, ai que estou fraco, portanto, meus queridos, vamos nos fortalecer mais de DEUS, olha o que a palavra diz: aqueles que espera no senhor renovarão suas forças,e subirão como águias… amem… e que DEUS nos abençõe…

    • A paz DO SENHOR, JEFFERSON, eu creio no k vc disse em relação a estar fraco, ms mt das vzs a fraquesa humana no nosso dia a dia nos faz kerer desistir d DEUS, E do seu caminho eo cansaço humano sem vc perceber afeta o nosso ESPIRITUAL. e vc sabe k esse mundo como o pastor disse tms k lutar contra ele pq ele oferece coisas k leva os jovens p longe d DEUS. paulo disse isso kando estou fraco ai k estou forte e kando estou forte ai k estou fraco. medite nesse versiculo ele fala do espiritual mts dzm k estao forte, e o k vc v hoje em dia é jovem morrendo nas drogas na prostituição etc… espero k vc entenda isso e outra akeles k espera no SENHOR renovarão suas forças. amem acredito ms nos temos k fazer nossa parte e nao fcr de braços cruzado temos k tomar a vitamina k o pastor disse B+O : LER BIBLIA E ORARMOS A ORAÇÃO E O JEJUM É A ARMA PRINCIPAL DO CRITÃO FC NA PAZ DE JESUS CRISTO

  7. bom dia pastor realmente temos que estar firmes pois o mundo anda cada vez mais conturbado e filho matando pai e vise e versa,entao nos temos que fazer a diferença com a palavra do nosso Deus. sou lider do ministerio de louvor que por sua vez,so jovens.
    E nos vemos que os jovens de hoje querem ver as coisa acontecerem rapido(jovens miojo 3 minutos esta pronto)
    mais nos sabemos que nao é assim só Deus sabe o momento certo para as nossas bençaos cheguem ate nos
    mais vamos continuar na oração…
    peço que ore por nos .
    ministerio de louvor fonte de vida

    obrigado fique na paz do senhor.

  8. Parabéns… gostei muito das mensagens que encontrei aqui.
    São muito edificantes, com certeza visitarei este site muitas vezes. que DEUS seja seu inspirador.

  9. prezado pastor,
    a graça e a paz esteja convosco,

    devo confessar que a msg “jovens, o pilar da Igreja” me auxiliou muito. por direção divina, estava buscando um tema para a palavra de sábado 09.04.11 e achei, esta q falou muito ao meu coração. estamos começando a “rede de Jovens” da nossa Igreja “COMUNIDADE EVANGÉLICA SHEKINAH” em CANDEIAS DO JAMARI – RO. e fui escolhido para liderar esta rede de jovens.
    gostaria de poder contar sempre com a sua inspiração que ao meu entender é inspiração divina, alem do que, o prezado irmão compartilha atraves deste site com todos aqueles q querem e desejam conhecer mais e mais a Palavra, que DEUS te ABENÇÔE, e o ESPIRITO SANTO continue derramando SABEDORIA sobre a tua vida.

  10. Graça e Paz …
    Que alegria, que felicidade encontrar este blog, esta msg falou de maneira incrível ao meu coração e certamente vai me inspirar a compartilhar com nossa juventude.

    Certamente o trabalho com jovens é um trabalho gratificante e ao mesmo tempo desafiador … e quando encontro líderes com esta visão e preocupação com a juventude fico imensamente feliz …

    Pastor Francisco que Deus continue abençoando seu ministério e chamado para que o senhor continue abençoando vidas.

    Que Deus abençoe rica e abundantemente em nome de Jesus.

  11. Parabéns Pr;

    quero fazer uma ressalva;
    Quem mata os jovens são os próprios dirigentes;

    Eles temem que seus “lugares” sejam tomados.

    Sei muito bem disso e o que eu estou falando;

    Sou responsável por 18 Grupos de Jovens “Superintendente de Campo”, e a maioria dos jovens “mutilados” estão assim por que seus pastores e lideres estão nessa visão, visão de galinha, não enxergam que o jovem não é o futuro da igreja os jovens são a igreja de hoje e de amanhã.

    Paremos com tanta hipocrisias de que “meus jovens são uma benção”. O Diabo tem lançado setas nos dirigentes para que quando levanta um jovem com potencial, ele O diabo lança seta no dirigente para derrubar ou ate mesmo tirar da frente do trabalho que ele esta desempenhado por simplesmente ciúmes, porque o jovem confia mais em seu líder do que ao seu pastor.
    Já Perdi 07 lideres assim. E 19 jovens que tinham cargos ministérios nas igrejas, 42 jovens de dentro do grupo porque simplesmente os seus antigos pastores utilizaram o púlpito para afrontarem direta ou indiretamente em suas pregações ou ate mesmo falando a congregação a vida do jovem. Tem 1 Pr de nosso campo que esta sendo acionando na justiça por isso, de expor um jovem ao ridículo em uma assembléia onde o mesmo usurpou sua autoridade ministerial.
    Não adianta nada agente pregar em nossas igrejas se os nossos pastores estão com visão de galinha.
    Há lideres de Jovens que estão com grandes feridas em seus corações diante desses posicionamentos;
    Os pastores devem se converter novamente !“indignação”.
    Dai quando tem prob. no grupo me chamam para tentar arrancar um seta que o próprio pr lançou. Daí fica difícil.
    Eu tenho que chamar atenção do pr. no carinho e no amor e pisar literalmente em ovos e mostrar ao pr que ele errou. Geralmente ele se dizem estar certo “são infalíveis em seus pensamentos e posicionamentos”

    Desculpe pelo meu posicionamento;
    Eu sei o que eu estou falando;

  12. Eu não sou protestante! Mas infelizmente todas as igrejas tem dessas coisas, desses males que são os ciumes… esse pecado difícil de combater! O sr. (ou você) está fazendo certo, bota a boca no trombone!… pelo ao menos se não conseguirmos combater totalmente, conseguiremos combater parte deles (defeitos, fraquezas ciumes etc), porque defeitos e fraquezas todos sabemos que temos o duro é não reconhecer que somos fracos… e incapazes de dobrar o joelho perante tamanho pecado, optando pelo respeito humano!

  13. Que o Senhor cresça cada vez mais em vc ,e que vc diminua !sábias são as palavras que vc disse…na verdade foi o SENHOR que lhe enviou a nós,…obrigado ,eu te abençoo em nome de JESUS!

  14. A graca do nosso Senhor Jesus para todos. Os jovem do nosso Brasil quero engrandecer a todos os pastores que tem a visao de liderar estes jovem para fazer a ida de pregar o evangelho a toda nacao, lembrando que a luta e ardua, estejam preparados, pois, Jesus Cristo esta voltando a força, a coragem, a determinacao de vencer deve sempre esta a frente da batalha. Amem

  15. Pr.Francisco agradeço pela pregação, era o que eu queria ouvir mesmo,,sei que Deus usa sempre um servo dele para ajudar outros que precisa ouvir sua voz, a voz de Deus! hoje eu pude perceber o valor de um jovem na igreja e muita das vezes isso passa desapercebido na nossa vida!

    • Pastor continue nas suas mensagens,e os jovens se fortalecerá.A palavra é alimento para o espirito…… Estou estudando as tuas mensagens para transmitir para ele!!!!Que necesitam muito,pois o mundo está regeado de pratos bem feitos e saborosos para quem não tem uma vida espiritual.

  16. Que benção essa palavra , ela anima o nosso coração a prosseguir em Deus!
    Que o pai celeste te abençoe cada dia mais e transborde a unção que há em ti .

    obs : a referencia de “Foge, igualmente, das paixões da mocidade…está incorreta o versículo está em II Tm 2:22
    abraços Sumery

  17. termos que ser assim pastor!
    Muitas das vezes somos jovens covardes e descompromissados com A obra do nosso Deus. é por risso que termos que encoraja uns aos outros a prossegui o alvo que é JESUS, e não olhar para ninguém só mente para jesus o senhor e consumido das nossas vidas.
    obrigada pastor pela palavra cresci espiritualmente com essa palavra e vou transmiti-la para os meus irmãos
    Apaz do senhor

  18. ola pastor gostei muito de suas palavras . estamos realizando. o primeiro congresso de jovens em nossa igreja, gostaria de algumas dicas para melhorar no próximo congresso. DIACONO ALMEIDA

  19. Chamo-me Nercio técnico de som na igreja Evangelina Assembleia de Deus em Moçambique técnico de som da radio e televisão Alfa e Omega e repórter da mesma ao serviço do Grande eu Sou meu redentor vivi Jesus Cristo.

  20. A paz do Senhor que Deus continue te abênçoando tu e tua família. Gostaria de conhecer a sua pessoa mais, sou da Paraíba capital joão pessoa, Deus tem usado homems como o senhor para nos abênçõar com tão ricas palavras. Em suas orações lembre-se do seu humilde servo de apenas 28 anos, presbitero Alisson, que Deus te renove como as forças da ÁGUIA.

  21. q linda a palavra eu sou uma jovem da igreja e tava angustiada esperando a resposta de Deus e resolvi entrar nesse site e Deus falou tremendamente cmg q Deus te abençoe pastor bjooooossss….!!!!!!!

  22. Verdadeiramente os jovens são um grande complemento da obra do Senhor, amei a palavra, gostaria que orassem pelo meu ministério, pois infelizmente muitos jovens querem mais não toma atitude, oremos por todos os jovens..Paz beijos

  23. Gloria a Deus pelas palavras. Que Deus nos de estratégia de guiar nossos jovens.
    O mundo deseja-os do jeito mais permisso…. a vontade, irresponsáveis e sem compromissos….. Sem limites…. Que levará todos a morte.
    Deus os quer em amor, mas obedientes, sinceros, comprometidos e isto é caminho de salvação ….

  24. ROSANA SILVA

    QUE PALAVRA ABENÇOADA PASTOR, usei sua palavra para pregar para os jovens de minha igreja, que o SENHOR continue usando sua vida poderosamente para fazer mais mensagens abençoadas!!!!

  25. ore pela a nossa igreja adventista do setimo dia, para que os jovens possa ter forças, ore por nossa irmã marta e lucas da igreja de taiobeira.mg, que eles desviaram da igreja que eles possam voltar mais forte com o amor Deus em seus corações♥, amém

      • DEUS TEM UM PLANO EM MINHA VIDA, OBRIGADO, POIS VCS ESTÃO ME DANDO MUITA FORÇA PARA VOLTAR PARA A CASA DE DEUS!!!OBRIGADO SENHOR POR TER MOSTRADO O SEU GRANDE AMOR POR NOS. PODE CRER E MUITO EMOCIONANTE VER UM COMENTARIO PEDINDO AJUDA PARA ME VOLTAR PARA A CASA DE DEUS, MUITO EMOCIONANTE MESMO. QUE DEUS POSSA AJUDAR VCS CADA VEZ MAIS MEUS AMORES, DEUS ABENÇOE♥

  26. quero ser uma pregadora da palavra de Deus…..o que mais gosto de fazer é convidar jovens para ir a igreja
    amo todos da minha igreja, principalmente quem está na frente do trabalho, com eles aprendo varias coisas…..
    amo meu namorado admiro muito, a vontade que ele tem de tambem ser um pregador…
    ass:adriane vitória igreja assembleia de deus ministério de santos
    cidade:itariri
    bairro:raposo tavares

  27. nao é uma resposta mas sim um comentário mt mt bm essa pregação p jovem
    precisamos abrir os olhos do jovem mesmo e cm essa pregação tenho fé no nosso senhor jesus k akeles k v esse estudo vai cm certeza passar pros jovem dessa nação e eu pastor como professor d escola biblica do jovem junto cm minha esposa vms passar p eles nos nao somos mt sabio da biblia ms o pouco k sabemos vms ajudar esses jovem e cm vc e seus estudo pregação e principalmente sua sabedoria e inteligencia vai nos ajudar mt obrigado por vc te colocado este estudo na net e fc na paz do senhor jesus cristo

  28. a paz pr Francisco, linda mensagem eu sou jovem e prego a palavra de Deus, por aqui tenho uma pregaçao esta semana, vou pregar sobre isso no congresso.

  29. oi pastor amei sua palavra, q Deus venha te aben.. muito estou ministrando essas suas mensagens para e jovens de minha igreja, que Deus continue te ou abençoando muito, estou orando pelo senhor vc e uma benção, Deus te proteja e guie seus passos…

  30. Pr. Francisco, gostei muito da sua mensagem acima. Que Deus lhe abençoe no seu ministério e na sua vida secular; muito obrigado. Ademir Melo – SP

  31. Estamos assumindo o departamento da mocidade da nossa congregação, pra nós está sendo um grande desafio, mais com a ajuda do nosso Deus, e as orações dos irmãos, iremos fazer este trabalho para o Senhor Jesus, orientando os nossos jovens, e esta mensagem está sendo muitíssimo importante para a realização deste trabalho.
    Que Deus continue abençoando vc Pastor.

  32. Olha Pr. gostei trabalho com jovens, sou presidente dos jovens na IEQ Nova Olímpia MT. e não é fácil fazê-los se concentrar tudo tem que ser diferente, então com a ajuda de Deus e dos meus irmão por mensagem feito esta ajudam muito. Deus te abençoe sempre.

  33. OLA PASTOR FRANCISCO NASCIMENTO….ESTAMOS PREPARANDO UM CONGRESSO PARA JOVENS EM MANAUS GOSTARIA CONTACTAR O SENHOR PARA PREGAR AQUI EM MANAUS CONOSCO E POSSIVEL???

Deixe um comentário

