CURA INTERIOR ATRAVÉS DA SANTIDADE


CURA INTERIOR

ATRAVÉS DA SANTIDADE

“… a tua casa convém à santidade, Senhor para todo o sempre” Salmo 93:

Muito se tem falado em cura interior nesses últimos tempos, têm aparecido defensores ferrenhos e opositores deste assunto um tanto polêmico. Fugindo um tanto da discussão teológica em si e vendo o estado espiritual de muitos cristãos, temos a convicção plena de que muitos estão precisando de cura na alma, no coração, portanto, cura interior.

A falta de um profundo entendimento bíblico,  de quem somos. O que Deus pretendia nos fazer desde o ínicio. Como estamos agora e qual o projeto de Deus no futuro, é o nosso grande desafio para compreendermos, aceitarmos e praticarmos.

Para alcançarmos a compreensão divina a nosso respeito vamos começar a entender o que somos: Somos casa de Deus, lugar de moradia, lugar de habitação, lugar de permanência. Deus quis um tabernáculo onde pudesse manifestar sua glória, sua santidade. Fomos criados a sua imagem e semelhança. Gênesis 1:26-27 Imagem de justiça, retidão procedente da verdade. Efésios 4:23-24 Imagem e semelhança de santidade e perfeição. I Pedro 1:15,16  Imagem da glória e magnitude divina. Salmo 8:3-5  I Coríntios 11:7

O PECADO AFASTOU A GLÓRIA DE DEUS NO HOMEM

O homem pecou e isso o trouxe sérias conseqüências. Romanos 5:12 Perdeu a comunhão com Deus e D’ele se afastou. Isaías 59:2 Perdeu a glória de Deus de dentro de seu coração. Romanos 3:23 Ezequiel 10:18;  I Samuel 4:21 Geram filhos segundo a sua imagem e semelhança. Gênesis 5:3 O Espírito Santo não habitam onde há pecado. Gênesis 6:3

Sem Deus e sem seu Espírito, a vida do homem é de derrotas, fracassos e morte. Romanos 6:23

CRESCENDO EM GLÓRIA NA IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Somos chamados por Deus a termos à imagem e semelhança de Jesus que é a imagem do Deus Todo Poderoso. Colossenses 1:12-16 ; 3:9,10

O retorno à imagem e semelhança de Deus começa através da regeneração. João 3:3 Vai se aperfeiçoando através dos dons ministeriais até a estatura de homem perfeito. Efésios 4:11-16 Colossenses1:28 Vai crescendo em graça e em conhecimento, buscando agradar a Deus em tudo até ser revestido do novo homem criado segundo Deus. II Pedro3:18; I Tessalonicenses 4:1,9,

Crescimento de glória em glória até alcançar a plena vontade de Deus  em nossas vidas. II Coríntios 3:17,18

TABERNÁCULOS DE DEUS NA TERRA

Deus ordenou a Moisés que fizesse um tabernáculo no deserto. Aquela foi à primeira representação terrena do que poderíamos chamar de “casa de Deus”. Ali seriam realizados os cultos ao Senhor. Era no tabernáculo que se faziam os sacrifícios e as orações sacerdotais.

No interior  do Tabernáculo estava, entre diversos utensílios, a Arca da Aliança, que era um móvel de madeira, revestido com ouro puro. Sobre ela estava o propiciatório, uma espécie de tampa em forma de coroa, também de ouro. Sobre essa peça havia dois querubins de ouro batido, colocados um de frente para o outro e com suas asas estendidas sobre a arca. Dentro dela foram colocados: um vaso com maná, as tábuas da lei e a vara florescida de Arão.

Enquanto que nos templos pagãos havia imagens dos falsos deuses, no tabernáculo israelita havia a arca, que representava a presença de Deus.

Hoje, não existe mais um tabernáculo no deserto, nem um templo de pedras onde Deus possa habitar. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios, dizendo que os cristãos são tabernáculos e templos do Senhor. (I Coríntios. 3.16 e II Coríntios. 5.1-4).

Todas as pessoas são, potencialmente, tabernáculos de Deus. Mas muitas são tabernáculos vazios, pois não possuem a arca, não possuem a presença de Deus em seus corações. O que seria do tabernáculo de Moisés no deserto sem a arca da aliança? Talvez pudesse ser confundido com um circo ou com uma tenda qualquer. É a arca que faz a diferença. É a presença de Deus em nós que justifica nossa existência e dá sentido à nossa vida.

“PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.  E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;   Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.

Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.” II Coríntios 5:1 – 5

“E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já me tem revelado.” II Pedro 1:13,14

O PÔRQUE DESSE TABERNÁCULO NÃO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS

A SHEKINAH não habita onde tem pecado. “ Icabode” Foi-se a glória de Deus. I Samuel 4:21-22 Foi assim no templo segundo a profecia de Ezequiel, por causa do pecado, saiu à glória de Deus do templo. Ezequiel 10:18,19

Davi teve medo de perder a glória de Deus. “ …Não retireis de mim o teu Santo Espírito” Salmo 51:11

Os conflitos e frustrações e pecados que tivemos durante nossa vida nos trouxeram grandes prejuízos e marcas em nossa alma e sentimentos. Tudo que nos aconteceu, todos os sentimentos bons ou ruis desde o seio maternal ficaram gravados em nós, e até hoje fazem diferença em nosso comportamento, nas atitudes e pensamentos, somos, portanto, um produto do meio que vivemos.

Nossas mentes carregam até hoje as marcas dos pecados e dos traumas, do negativo, das trevas, interferindo nos nossos relacionamentos com o próximo.

Eis a razão da glória de Deus não se manifestar de forma gloriosa. Muitos estão muitos feridos, machucados, e não tem perdoados os ofensores.

Jesus, já nos libertou de todos os males através  de seu sangue. Ele já nos deu a santidade, a santificação, a cura. Falta-nos tomar posse. I Timóteo 6:12

“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Hebreus 10:10

“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.” Hebreus 10:14

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa” Hebreus 10:19 – 21

Pr Francisco Nascimento

About these ads

Um comentário sobre “CURA INTERIOR ATRAVÉS DA SANTIDADE

  1. Gosto muito de mensagens sobre cura interior, pois quando leio vou me analizando, só que quando vou passar as experiências pra proprios cristãos eles não dão credito e isso me entristece muito
    mais amém, que Deus continuem lhe abençoando grandemente, pois sei que não é facil esta area.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s