ADORAÇÃO A DEUS


ADORAÇÃO A DEUS

adoraçao a Deus

“ Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos  e quão  inescrutáveis os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?  Ou quem  foi o seu conselheiro?  Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele e por meio dele e para ele são  todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.”   Romanos 11:33-36

Uma das coisas mais bela que evidencia que estamos crescendo em maturidade espiritual, é quando nos apresentamos a Deus em oração e esta  não  predomina em pedidos,  lamentos e clamores, mas, de agradecimentos, louvores ao Todo-poderoso.

Quando eu deixo a superfície dos apegos humanos, e suas necessidades; quando me liberto de olhar de forma obsessiva e até egoístico para aquilo que desejo ou necessito; quando eu passo a voar mais alto que a águia e vislumbrar o mundo de outra ótica; quando visualizo Deus não somente como um Pai provedor  e que tem que satisfazer as minhas necessidades mais prementes.

Quando vejo que meu Deus é muito mais que tudo o que é superficial, efêmero e passageiro; quando começo a adorá-lo como o único Deus, o Criador, o maravilhoso, o amoroso e sustentador de todas as coisas; quando a minha oração tem mais agradecimentos e reconhecimentos dos atributos de Deus. Tenho atingido um nível de adoração que Deus se agrada.

Deus busca adoradores para si, verdadeiros adoradores, que entre na dimensão espiritual da Sua Presença, no lugar Santíssimo.

Como saberemos se estamos  apenas praticando ritos e chavões religiosos e não adorando a Deus?

Como saberemos que estamos voando acima da superficialidade da vida religiosa e medíocre e entrando na presença de Deus?

A resposta é, comparando-as com homens e mulheres que passaram nesta terra,  ousaram e voaram mais alto que a águia e penetraram os céus  com seus louvores  ao Deus Supremo e eterno.

A Bíblia fala desses homens e mulheres de adoração. E queremos aprender com eles, a melhor forma de adorar a Deus. Como bons discípulos de Jesus, continuamos a crescer até atingir a maturidade de homem perfeito.

A NATUREZA DA ADORAÇÃO

Veneração elevada que se presta a Deus, reconhecendo-lhe a soberania sobre o Universo, o governo moral e a força de seus decretos. Em hebraico temos a palavra sãhá; e, em grego, proskyneo. Ambos os termos enfatizam o ato de prostração e reverência.

A adoração não precisa está associada necessariamente à liturgia. Os Judeus do tempo de Isaías não sabiam fazer tal distinção, por isso foram repreendidos com severidade.  “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e de gordura de animais cevados, e não me agrado do sangue de novilhos, nem de carneiro, nem de bodes.” Isaías 1:11

A verdadeira adoração está associada ao amor que devotamos ao Senhor. È um ato permanente na vida do filho de Deus; não pode ser sob hipótese alguma, uma atitude episódica. Em tudo que fizermos,  há de ser ressaltada nossa atitude de adoração. Até as nossas atividades materiais têm de mostrar ao mundo  que somos uma comunidades de adoradores.

Dois princípios-chave norteiam a adoração cristã:  O primeiro: A verdadeira adoração é a que é prestada em espírito e em verdade. (João 4:23,24) A adoração deve ser oferecida à altura da revelação que Deus fez de si mesmo no Filho ( João 14:6). Por  sua vez,  ela  envolve o espírito humano, e não apenas a mente, e também como as manifestações do Espírito Santo. (I Coríntios 12:7-12 )

Segundo: A prática da adoração cristã deve corresponder ao padrão do NT para a igreja ( Atos 7:44 ). Os crentes atuais devem  buscar e esperar, como norma para a igreja, todos os elementos constantes da prática da adoração vista no NT.

O fato marcante da adoração no AT era o sistema sacrificial. (Números 28:29.) Uma vez que o sacrifício de Cristo cumpriu na cruz esse sistema, já não há mais qualquer necessidade de derramamento de sangue como parte do culto cristão ( Hebreus 9:1-10:18 ). Através da ordenança da Ceia do Senhor, a igreja do NT comemora continuamente o sacrifício de Cristo, efetuado de uma vez por todas (I Coríntios 11:23-26 ). Além disso, a exortação que tem a igreja é oferecer “sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é,  o fruto dos lábios que confessam o seu nome”. Hebreus 13:15, e a oferecer nossos corpos como sacrifícios vivo, santo e agradável a Deus.”. ( Romanos 12:1 )

ELEMENTOS QUE COMPÕE A ADORAÇÃO

- A oração no sentido mais específico à petição, clamor intercessão. Confissão de pecados. I Reis 8:30-36; Confissão da fé. Leitura da Palavra. Lucas 4:16-19; Atos 13:15; Pregação da Palavra. Ceia do Senhor. Oferta e dízimos. Salmo 96:8; Malaquias 3:10; I Coríntios 16:2. Louvor. O louvor está intimamente ligado a oração. O louvor é a confissão da natureza de Deus e das obras de Deus. de fato, oração na forma de ação de graças também é louvor.

- Uma maneira autêntica de louvar a Deus é cantar salmos, hino e cânticos espirituais. Os Salmos são repletos dessas exortações Salmo 95, 96, 98, 100 etc. No Novo Testamento a igreja primitiva celebrava louvores e adorações a Senhor. Colossenses 3:16 “ Habite ricamente…”

NA ADORAÇÃO SOMOS LEVADOS AOS LUGARES INFINITOS DA PRESEÇA DE DEUS

Quantos mais nos aproximamos de Deus, mais reconhecemos nossos pecados e fraquezas.

- Foi assim com Profeta Isaías que teve a visão de Deus, que disse: “ Ai de mim ! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuro, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos, viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” Isaías 6:5

-   Foi assim com o sumo sacerdote Josué. Zacarias 3:1-5

A pergunta do Salmista é oportuna e questionadora: “ Quem subirá ao monte do Senhor? Quem  há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do Senhor a bênção, e a justiça do Deus da sua salvação. Tal é a geração dos o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó.” Salmo 24:3-6; Salmo 1:5

HOMENS QUE OUSARAM E SUBIRAM MAIS ALTO QUE A ÁGUIA NA ADORAÇÃO A DEUS

Abel, Sete, Enoque, Noé, Abraão. Moisés, viu Deus Face a Face. E seu rosto se transfigurou. Éster, Débora, Davi; Daniel, Ezequiel, Jeremias, Isaías, Zacarias que tiveram visões de Deus e foram impactados; e outros, Maria, Simeão, e Ana. Pedro, Estevão. Paulo, que subiu ao  terceiro céus e teve visão da presença gloriosa de Deus. É  dele esse pensamento maravilhoso de Deus: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos  e quão  inescrutáveis os seus caminhos!  Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?  Ou quem  foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele e por meio dele e para ele são  todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.” Romanos 11:33-36

Só quem entra em um nível profundo de adoração é que sabe quão insignificante somos diante do poder e da grandeza do Todo-poderoso.

Também é de Paulo esta oração: “Por esta causa me ponho de joelho diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como na terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé, estando vos arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o cumprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.  Efésios 3:14-21

Voar alto em adoração como Judas (não o Escarioste): “Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, Glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém”. Judas 24,25

Voando alto em adoração como os Salmistas que exaltam magnífica os  atributos maravilhosos de Deus: Sua Realeza, Majestade, Soberania, Poder, Glória, Santidade, Graça, Misericórdia, Amor. Salmo 93; 24; 29; 47; 97; 98; 99; 63 e outros.

APRENDENDO A ADORAR COM OS QUE HABITAM NOS CÉUS

Com os quatros seres viventes e os vinte e quatro anciãos que estão diante de Deus e o adoram dia e noite, proclamando: Apocalipse 4: 8-11

Como os  anjos. Apocalipse 5:11,12. Como os remidos de todas as nações, línguas, tribos e povos  : Apocalipse 7:9-12

Deus tem buscado adoradores que ouse em voar alto, longe da superfície e dos apegos humanos. Que atinja s alturas, bem acima do vôo da águia muito acima. Homens e mulheres que declare a cada adoração: Vi o Senhor, “Vi o trono de Deus!”; “ Fui levado em espírito.”

Quando entramos na dimensão dos louvores ao Deus Eterno e Todo-poderoso; Ele passa a militar por nós e começa a colocar emboscada contra nossos inimigos, nos dando a vitória. II Crônicas 20:20-25

Pr Francisco Nascimento

About these ads

13 comentários sobre “ADORAÇÃO A DEUS

  1. Gostei, inclusive salvei e tirei cópia para estudar mais sobre o assunto, Na Paz do Mestre Jesus, Deus o abençõe.

  2. Adora é ouvir, obedecer e viver a palavra de DEUS.
    É dar o seu melhor para DEUS!
    Adorar é ser como Jó, fiel mesmo passando provações…

  3. Dou gracas a Deus por seu amor infinito, pelo dom da vida, pela saude da minha familia, pela protecao a sua igreja, pelos exitos alcanzados, por todo que deu a dar’.Amen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s