O TEMOR DO SENHOR


O TEMOR DO SENHOR

“ Dizendo, em grande voz: temei a Deus e dai-lhe  glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes das águas”.  Apocalipse 14:7

Certa feita, um discípulo externou a Jesus uma preocupação:  o medo do que os homens pudessem fazer de mal quando estivessem irados. Jesus, prontamente ensinou aos seus discípulos que eles não deveriam temer os que matavam o corpo e não podiam matar a alma, deveriam temer àquele que podia fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. (Mt 10:28)

Com essa palavra, Jesus abre uma reflexão profunda, que deveríamos fazer a cada minuto de nossas vidas: a de desenvolver em nós, o temor do Senhor.

A Bíblia é vasta ao propor a busca diária de um espírito de temor a Deus.

Um dos sinais patentes de que o mundo se encontra cheio de pecados é porque abandonaram o temor do Senhor. No Salmo 36:1 diz: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos”. Aliás, para a Sagrada Escritura o caráter pedagógico do temor do Senhor é justamente afastar o homem de seus pecados: “Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis”. Ex 20:20

Nunca a igreja precisou tanto do temor do Senhor, como hoje,  haja vista a abundância dos pecados do mundo e sua conseqüente apostasia de Deus.

A NATUREZA DO TEMOR A DEUS

Na definição de temor no dicionário Aurélio, diz: Ato ou efeito de temer, medo, susto, sentimento de reverência ou respeito; pessoa ou coisa que causa medo.

No sentido mais amplo e bíblico, significa: temer a Deus é reverenciar a autoridade de Deus, obedecer a mandamentos e evitar toda sorte e forma do mal.

Temer a Deus: baseia-se no reconhecimento que Deus é santo, cuja natureza inerente o leva a condenar e castigar a quem transgride suas justas leis, tanto no tempo como na eternidade. Sl 76:7-9 “Tu, sim, tu és terrível ; se te iras, quem pode subsistir a tua vista? Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo: tremeu a terra e se aquietou, ao levantar-se Deus para julgar, e salvar todos os humildes da terra.”

Temer ao Senhor é considerá-lo com santo temor e reverência; honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder (Fl 2:12). O salmista em sua reflexão a respeito do criador declara explicitamente:

“Tema ao Senhor toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo.  Pois ele falou e tudo se fez ; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Sl 33:8,9

A NECESSIDADE DO TEMOR A DEUS

Para melhor adorarmos a Deus.

“ … Porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa; e me  prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.” .Sl 5:7

Conduzir-nos a vida e nos afastar do mal.

Pv. 19:23 “O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará”.

Conduz-nos ao serviço agradável a Deus. Sl 2: 11 Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor”.

Ser fonte geradora de sabedoria. Pv 9:10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”.

Ser fonte geradora de vida e proteção. Pv 14:26,27 “No temor do Senhor tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é  fonte de vida, para evitar os laços da morte.”

BÊNÇÃOS DE DEUS AOS QUE O TEMEM

Ele Abençoa e faz prosperar.

“ Ele abençoa os que temem o Senhor, assim pequenos como grandes.” Sl 115:13

Ele instrui nas tomadas de decisões.

“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”.Sl 25: 12-14

Recebe compaixão e misericórdia da parte de Deus. Sl 103:13,17 “ Como um pai se compadece de seus filhos assim o Senhor se compadece dos que o temem… Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre os que o temem, e a sua justiça sobre os  filhos dos filhos.”

Ele tem prazer em ouvir as conversas dos que o temem. Ml 3:16 “Então os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome”.

Os que o temem recebem do Senhor o perdão dos pecados. Sl 130:4 “Contigo, porém, está o perdão para que te temam.”

Os que o temem tem vida longa na terra Pv. 10:27  “O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados”.

Será tido como bem-aventurado e sua família e posteridade serão abençoados.  Sl 128:1  “Bem-aventurado o homem que teme o Senhor…”

O mundo precisa aprender a temer a Deus. O nosso Deus é temível. É Deus de justiça. A igreja necessita diariamente desenvolver em sua vida  o temor do Senhor. Nós devemos a cada dia Orar pedindo um coração cheio de temor, como orava o salmista: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.” Sl 86:11 Precisamos Perseverar no temor do Senhor todo dia, como  desejava o Rei Salomão: “Não tenha no teu coração inveja dos pecadores; antes no temor do Senhor perseverarás todo dia”. Pv 23:17

Pr Francisco Nascimento

About these ads

Um comentário sobre “O TEMOR DO SENHOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s