PERDÃO DIVINO


PERDÃO DIVINO

“Bem aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto”.

Salmo 32:1

As marcas dos traumas, dos acontecimentos negativos que marcaram nossa vida vão deixando-nos feridos e amargos.

As pessoas que foram direta ou indiretamente responsáveis por tais acontecimentos que nos feriram, ficam gravadas em nossa mente. Passamos a nutrir por elas um sentimento ruim, más lembranças, ressentimento, amargura, ira, revolta, ódio, decepção e rancor.

A importância do perdão para que haja cura completa.  Sem perdão não há cura. Sem perdão não há restauração. Sem perdão não há ação de Deus completa.  Sem perdão o amor de Deus não entra em nossas vidas. Sem perdão não há salvação.

A NATUREZA DO PERDÃO

Melhor definição: Literalmente: “soltar, ser gracioso com”…, deixar ir…, divorciar-se…; cancelar ou anular uma dívida; anistiar, isentar, desculpar.

Perdoar é libertar-se e libertar. Grego: APHIEMI (deixar de lado) APOLUO (libertar ou colocar em liberdade).

Perdoar é dar ao outro a oportunidade de ser feliz e livre. Perdoar é dar a si próprio a oportunidade de ser feliz.

Ilustração: Conta-se que uma moça que vendo seu estuprador na televisão disse para ele que tinha perdoado aquele ato selvagem feito por ele, porquê era a única forma de continuar vivendo.

Perdoar não é fingir que o fato não aconteceu.

PENSAMENTO: Perdoar é difícil e acarreta sofrimento para aquele que pratica tal ação. Ele arca com os prejuízos do dano cometido, por isso sofre mais que o culpado pelo acontecimento. I Co. 6: 1-8.

Não basta falar que perdoou, faz-se necessário que a outra pessoa sinta que foi perdoada. Rm 12:20

O perdão é fruto de uma decisão e não de um sentimento. Primeiro tomamos a decisão e só depois é que sentimos que já perdoamos.

“Não deixamos para perdoar só depois que sentimos o perdão. Se o fizermos, talvez tenhamos de esperar muitos anos para perdoar”.  Dr. Mark Rivera

Perdoar é buscar o bem do outro, ainda que em termos humanos não gostemos dele.

“Perdoar, enquanto ato, implica na deliberação de abrir mão de uma dívida emocional contra outrem. Enquanto processo, implica em trabalharmos nessas reações interiores até que a ofensa cometida deixe de ter importância para nós.” David Stoop e James Morteller.

Os quatro pilares da falta de perdão:

Significa que você não perdoou quando há: 1. Ressentimentos  2. Lembranças amargas 3. Raiz de amargura  4. Desejo de vingança

PENSAMENTO: Há um falso conceito de que o forte é aquele que passa mais tempo sem dar o braço a torcer. Na realidade este é o mais fraco, pois não consegue vencer o orgulho dentro de si. Há dois gigantes (Golias) que precisam ser vencido: o EU e o OUTRO, o que consegue vencê-los é o mais espiritual.

A Causa da Falta de Perdão: Orgulho; Egocentrismo; Perfeccionismo; Insensibilidade.

Quando há falta de perdão, há ausência de misericórdia, amor e humilhação. Lc. 6: 36-38; I Jo. 4:20,21.

O problema da falta de perdão começa no fato de que todas as pessoas sofrem a tentação de reparar mais nos defeitos dos outros e perdem a perspectiva de enxergarem seus próprios defeitos.

OS MALEFÍCIOS DA FALTA DE PERDÃO

Os verdugos tomam posse (torturadores). Mt. 18:21-25; Sl. 32:1-3

Amarguras; Tristeza; Depressão; Ira; Auto-piedade; Enfermidades psicológicas (medo, insônia, angústia, tristezas etc…) Enfermidades físicas (úlceras, gastrites, doenças da pele, etc)

·   Não é perdoado por Deus, Mt. 6:14,15; 18:35; Mc. 11:25,26

A QUEM DEVEMOS  PERDOAR

A todos que nos feriram.

Aos pais; Irmãos sangüíneos; Irmãos de fé; Esposos, esposas; Filhos; Pastores e líderes; Ao próximo; Aos inimigos. Todos os que direta ou indiretamente nos feriram, nos machucaram.

Quando não perdoamos, mantemos o ofensor preso (cativo) em nossos pensamentos, nos trazendo tormento e angústia, na alma.

As três frases chaves que abrem à porta de qualquer relacionamento: 1. Eu estou errado; 2. Me perdoe;    3. Eu te amo

CUIDADO: Não escolha o caminho mais longo (bajular, fazer de conta que não houve nada, racionalizar). Escolha o caminho curto (do reconhecimento e do perdão).

AS GARANTIAS BENÉFICAS DO PERDOADOR

Crescimento espiritual; Maturidade cristã; Reconhecido como humilde e conciliador; Vitória sobre o orgulho; Vitória sobre o inimigo.

Deus perdoou todos os nossos pecados na Cruz de Cristo. Cabe a nós seguirmos o exemplo do Mestre “Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”.

Há alguém que estamos mantendo preso? Há alguém que nos ofendeu? Para o nosso bem é melhor soltá-lo, perdoar ou pedir perdão.

Fale com Deus das marcas que ficaram de um relacionamento ferido. Desabafe perante Ele pedindo a cura devida.

Pr Francisco Nascimento

3 comentários sobre “PERDÃO DIVINO

  1. sabe pastor me achava com um coração muito bom ate passar por inumeras traições de meu esposos, ele realmente me traiu com muitas mulheres e a minha maior raiva era que ele negava e ainda usava o nome de Deus dizendo que Deus revelaria, ficamos separados por um ano e meio.no final ele voltou para Deus ,mas ainda vejo muitas das moças e as vezes o sentimento de odio por eles vem a tona luto muito para perdoa-los porque sei do peso em meu coração pela falta de perdão mas é uma luta que tem aumentado .Pensava que realmente ja havia superado todo o mal que eles haviam me feito mas a cada momento me lembro e me revolto.Como luto com isto ha dois anos tenho perdido há esperança.So sei que é facil falar de perdão mas é muito dificil pratica-lo, isto tem me afastado de Deus, não oro mais, e não quero mais falar com Deus o culpo pelo que me aconteceu e desejo toods os dias vingaça.é horrivel.

    • Adriana, eu nem sei se vc ainda nutre o mesmo sentimento, mas saiba que se vc pedir para Deus com muita fé ele vai te ajudar a perdoar, nao vale a pena desejar o mal, a nossa vida pertence a Deus e so ele é quem pode nos julgar. Eu tambem passo pelo mesmo processo, e nao tenho esse sentimento ruim, por que pedi para Deus me curar, pode ter certeza que ele faz isso.

  2. Pr Francisco Paz!!
    Gostei do seu estudo sobre o perdão mas tenho algumas duvidas e gostaria se possivel de um esclarecimento seu.
    1º Se aquele feriu estiver gozando de todos os bens que lhe foi tirando??
    2ºSe aquele que feriu não se importar com o seu sofrimento?
    3ºSe aquele que feriu fazer o impossivel para demonstrar feliz por que te magoou??
    4º Se aquele que feriu continuar ferindo , e ate feliz por isso??.
    5º Se aquele qu eferiu sbe quye esta ferindo e continua??

    Conheço as Escrituras, e sei tudoque o Senho rJesus disse sobre o perdão, mas tenho algumas duvidas.

    O Sr. pode me explicar??

Deixe um comentário

