O AMIGO DE DEUS


O AMIGO DE DEUS

amigodedeus

“Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?” II Crônicas 20:7

Em três partes das Escrituras estão descritas  frases contundentes e muito impactantes que dizem ser Abraão amigo de Deus: II Crônicas 20:7; Tiago 2:23; mas é em Isaías 41:8 que o próprio Deus declara de forma eloqüente e maravilhosa sobre a intima relação de amizade que tinha com Abraão: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo,” Isaías 41;8

Amigo de Deus!  Muitas pessoas já  se acham importantes quando tem  amizade recíproca  com presidentes, governadores, juízes, reis, e várias outras autoridades destacáveis socialmente, o que  se falar da importância de se ser considerado amigo do Soberano Deus, Reis dos reis e Senhor dos Senhores.

É muito bom e demonstra status dizer-se amigo de autoridades proeminentes na sociedade. Mas é bem mais importante quando a própria autoridade declara que determinada pessoa é seu amigo e que pode contar com ela para usufruir as benesses de seu legado.

O que diremos então se Deus declarasse para todos, sermos nós, seus amigos? Que honra e privilégio maravilhoso ser amigo do Soberano Rei do Universo.

Abraão é assim destacado, em toda a Escritura: amigo de Deus.

Mas o que Abraão fez para ser considerado como amigo de Deus? Ou quais os méritos de Abraão para galgar tão alta posição? E o que farei  para também ser considerado amigo de Deus?

Primeiro vamos entender em que está estabelecido  os princípios basilares que regem uma relação de amizade. São seis os fundamentos de uma amizade profunda e duradoura: 1. Confiança. 2. Sinceridade. 3. Fidelidade. 4. Amor. 5. Reciprocidade (comunhão). 6. Entrega total.

Esses seis pilares bem solidificados, bem estabelecidos, fortificam uma boa relação levando a um profundo entrelaçamento de comunhão e despojamento total.

Quando olhamos para a vida de Abraão, vemos destacados esses fundamentos em sua relação com Deus.  Ele se torna uma referência, um paradigma, um modelo para todos os que querem ser amigos de Deus.

Em todas as suas atitudes Abraão nutre um profundo amor para com seu Deus. Ele é radical.  Quem ama é radical, não abre mão do amado, se possível dá até a própria vida para vê-lo feliz.

Quando chamado por Deus para sair de Ur dos Caldeus, para uma terra distante, longe da idolatria de seus pais, ele obedece, e sem duvidar, crê que Deus lhe dará a terra prometida. Gênesis 11:31-12:5 “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gn 12:1-3

Na caminhada até a terra prometida Abraão rega  sua relação com Deus levantando altares de oração, adoração e louvores; oferecendo sacrifícios agradáveis a Ele. Gênesis 12:7;13:4,18;21:33 “Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.”

Quando nutrimos uma relação de comunhão diária com Deus passamos a conhecer as suas profundezas  e Ele passa a se relevar para nós através de sonhos, visões e profecias, como fez com Abraão.

Depois de uma vitória alcançada Abraão demonstra todo seu coração grato a Deus e lhe oferece o dízimo de suas conquistas a Melquisedeque, o sacerdote do Senhor.  Gênesis 14:18-20 “Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra;  e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.”

Deus fala ao seu amigo Abraão o segredo da vitória e da conquista: Gênesis 15:1;17:1-3 “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.” Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.”

Ao verdadeiro amigo, não se oculta nada, nem mesmo quando o juízo está estabelecido. Deus ia destruir Sodoma e Gomorra, perto de onde Abraão morava, mas primeiro ele revela o que vai fazer ao seu amigo. Gênesis 18:17 “Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer,”

Quando Deus pede a maior riqueza de Abraão para que lhe fosse sacrificado, que era  seu filho, Isaque, ele obedece prontamente e leva-o ao lugar de sacrifício, demonstrando que seu amor por Deus era  maior que bens e criaturas na terra. A verdadeira amizade é entrega total. Gênesis 22:1-3,11-14 Deus provou Abraão e ele foi aprovado.

“Mais importante que ser usado por Deus é ser aprovado por Ele”. Pb Franklin André

Quais os benefícios obtidos em sermos amigos de Deus?

São muitos, citaremos seis para nossa edificação:

1. Vida vitoriosa de conquistas: “Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?” II Crônicas 20:7

2.Não temer os violentos.Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.” Lucas 12:4

3. Serão protegidos de acusações: “Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?” Números 12:6-8

4. Intimidade permanente: “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.” Êxodo 33:11 “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face,” Deuteronômio 34:10

5. Serão lembrados como verdadeiros heróis da fé, que venceram grandes obstáculos para testemunhar que o seu Deus é o maior de todos os deuses da terra. Hebreus 11:8-17 “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.”

6. Serão ressuscitados para a glória: “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.” João 11:11 “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” Apocalipse 20:6

Abraão, o amigo de Deus,  morreu, mas sua historia continua viva nos escritos sagrados, como aquele que em vida construiu uma relação profunda de comunhão com seu Criador. E hoje é uma referência para todos nós.

Deus continua a procura amigos nesse mundo, para nutrir uma relação de profundo amor e revelar seus segredos.

Você tem procurado ser amigo de Deus ou do mundo?

“Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus} não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

Pr Francisco Nascimento

About these ads

10 comentários sobre “O AMIGO DE DEUS

  1. Gostaria de parabeniza-los pelos estudo maravilhosos da palavra de Deus, e quero saber se vcs podem enviar para o meu email todos os estudos disponiveis no site.
    Desde já agradeço
    Renata Tedesco

  2. Louvo a DEUS pela sua vida pr.
    Queria parabenizar por esta menssagens q veio diretamente do trono da graça para nossos corações, se puder enviar para o meu imail , adoraria receber para a minha edficação.
    DEUS continue te usando com esta sabedoria ,

  3. Mensagem Tremenda, vou ministrar sobre amizade e Deus falou comigo ao ler essa mensagem Glória a Deus, Que venhamos buscar ser amigos de Deus todos os Dias.

  4. Estamos passando por vales e procurando uma palavra que me fortalecesse e edificasse encontrei força nestas palavras. Os versículos também são profundos. Senti a presença de Deus me falando creia mimha filha, acredite, tenha fé, me busque de todo o seu coração, eu sou teiDeus. Estou em silêncio mas sou contigo! Ainda preciso te moldar para que sejas um vaso mas mãos do oleiro.
    Amém!
    Senhor, preciso de ti!
    * se for possível tbém gostaria de receber mensagens no meu e maill.

  5. Parabéns! Gostei muito desta mensagem “amigo de Deus”, Deus é nosso amigo, porém sermos amigo Dele não é fácil, requer uma dependência tremenda como a de Abraão. Que Deus o abençoe, se for possível me envie outras reflexões.

  6. Deus seja Louvado! Amei a pregação, falou muito aos meus ouvidos, “Quem tem ouvido, ouça o que o Espirito diz às igrejas” Ap. 2:11
    Pr. que Deus continue te abençoando grandemente, que continues sendo um vaso nas mãos do Oleiro.
    Farei uma pregação sobre Amigos de Deus e esta leitura me ajudou bastante.
    Se puder, também gostaria de receber por e-mail alguns estudos bíblicos.
    Obrigada e que as benções do Senhor esteja com cada um de nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s