RESTAURANDO O ALTAR DA OBEDIÊNCIA


restaurandoobediencia

“Então, Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias  restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.”

I Reis 18:30

As derrotas na vida de muitos, estão intrínsecamente relacionadas a uma atitude contrária a vontade soberana de Deus.

Quando desobedecemos a Deus, trazemos com este ato transgressor, muitos males que certamente influenciarão negativamente para não obtermos as vitórias almejadas.

A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE UM HOMEM

A obediência é imposta por Deus. “Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.”  Deuteronômio 13:4

Deve proceder do próprio coração. “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, “ Deuteronômio 11:13

Deve ser prestada voluntariamente. “Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim“ Salmo 18:44

Deve ser constante. “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.” Filipenses 2:12

Não dever ter reservas. “E disse-lhes: Tudo quanto Moisés, o servo do SENHOR, vos ordenou, guardastes; e à minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei.  A vossos irmãos por todo este tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes tivestes cuidado de guardar o mandamento do SENHOR vosso Deus.” Josué 22:2,3

UMA CARATERÍSTICA DOS CRENTES

Deve ser uma das características dos santos. “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; “ I Pedro 1:14

A obediência está intimamente relacionada a fé. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6;

“Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.” Romanos 16:19

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” 1 Pedro 1:2

A obediência ao evangelho é obediência a Cristo, que resulta na comunhão espiritual com Ele. “Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” II Coríntios 10: 5

Das duas uma,  ou estamos obedecendo a Cristo ou ao pecado. Ou é morte ou é vida. “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”  Romanos 6:16

A obediência a Cristo é um indicativo que nosso coração está transformado, regenerado. “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”  Ezequiel 36:26,27;

A obediência deve ser  alicerçada sobre o amor de Cristo, se não é farisaica. “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. “I João 4:19;

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.” Mateus 23:25

A obediência é superior ao rito religioso, por mais exata e fielmente que esse rito seja observado. “ Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” I Samuel 15:22

A obediência é a precursora e a evidência da glória eterna. “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6: 22;

“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22: 14

EXEMPLOS BÍBLICOS DE OBEDIÊNCIA

Noé. Gênesis 6:22;    Abraão. Gêneses 12:1-4; Calebe.  Número 32:12;  Ezequias. II Rs 18: 6; Elias.  I Rs 17:5;  Josias. I Rs 22:2;  Davi. Salmo 119:106;  Paulo. Atos 26: 19; Jesus. O Maior exemplo.  Hebreus 5:8,9. Cristo é o supremo exemplo de obediência. Filipenses 2:5-8

Ilustração: A obediência dos recabitas: 300 Anos sem beber vinho e morando em tendas, como seu pai tinha ordenado. É usado como referencial de obediência a Israel.

“Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu, Por isso assim diz o SENHOR Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam.” Jeremias 35:16,17

DESOBEDIÊNCIA MASCARADA  E DISSIMULADA

A desobediência muitas vezes não se revela confrontadora, ameaçadora, mas de maneira sutil, aparenta ser até convincente ou dissimulada. È  Chamada desobediência pós-moderna:

  • Argumentação contrária: “ Mas por quê?”  “ Eu não concordo “;  “ Não tem nada haver”.  “ Penso diferente.”
  • Argumentação sentimental: “Vcs não sabe como está minha vida; eu ando tão atribulado (a); Se eu contar minhas lutas vcs vão chorar”
  • Argumental Ocupacional: “ Eu ando tão ocupado (a ); Tenho que trabalhar,  se não quem me dará o que comer; to trabalhando muito.”
  • Argumentação Espiritual: “ Vou consultar a Deus”;  “Deus me conhece.” “ Eu não preciso de autoridade humana eu vou diretamente a Deus”
  • Argumentação sofismática: “ Eu faço mas quem não faz;” “ “Uma vez só não faz mal”.
  • Argumentação Apelativa: “ Deus é misericordioso”. “ Ele conhece minhas fraquezas. Me mostre um que ainda não cometeu isso. Tem tantos aí que comete coisas piores.
  • Simplesmente não  cumprindo. Não dar satisfação; faz como se nada tivesse acontecido; quando se é pra igreja principalmente, acha que se fizer está fazendo um favor. E se for cobrado fica emburrado, e comporta-se como vítima.
  • Obediência parcial. Obedece mas só um pouco, só a metade. Ilust.: o Rei Saul.

“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”1 Samuel 15:22

  • Obedece com a mente,  mas não com o coração. (Desobediente protestante ): “Eu vou fazer,  mas não quero fazer”; “ Isso é uma exploração”;
  • Obediência com a boca,  mas não com o coração e nem com o corpo. Ilust.: os dois filhos quando o pai mandou fazer: Um disse sim e não foi, outra disse não, e foi. Mateus 21:28-32

O DESOBEDIENTE  NÃO RECONHECE A AUTORIDADE CONSTITUÍDA

A desobediência afronta tanto a autoridade delegada como também a que delegou. “TODA a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há,  foram ordenadas por Deus.” Romanos 13:1

A desobediência traz quebra de princípios espirituais. Efésios 6:2; Gálatas 6:7,8

O reino de Deus é composto de hierarquia.  Essa quebra de princípio espiritual traz conseqüências. Os desobedientes serão punidos.

“ Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” Isaías 1:20

Pr Francisco Nascimento

About these ads

17 comentários sobre “RESTAURANDO O ALTAR DA OBEDIÊNCIA

  1. Que a paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja entre os irmaos, que se empenharam em obedecer a palavra, levando esta rica msg. para todos que nela acredita, obedece e pratica, que o Senhor esteja inovando vossos corações e mentes, dando revelação da pura e genuida palavra de Deus pai.

    Meu muito obrigado, que a paz do Sr. Seja com todos.

    Rubens // Eleni
    5512-6050

  2. Que bênção,
    Que o Senhor Deus Pai de nosso senhor Jesus Cristo através do seu santo Espírito, continue dando revelação ao Pr. Francisco.
    Sem dúvida a meditação sobre esse tema é tremenda, sendo o ato da obediência uma grande estratégia de recebermos as bênçãos de Deus em nossas vidas.

  3. que Deus continue abençoando o Pastor tenho aprendido muito com essas ministração, esses estudos são uma bençao de Deus para tirar nossas duvidas…obrigado…

  4. aleluias…. glórias ao Senhor Jesus… irmão, se realmente essa mensagem saiu de um coração que cumpre todas essas determinações do Senhor,,, aleluias… há aí um verdadeiro israelita… em quem não há dolo… o problema é que hoje em dia, se ve tantos pregadores usados por Deus, mas só de boca…. o coração está longe do Senhor…. já vi, pregadores, se dizerem usados por Deus, mas suas vidas, não condizem com o que pregam…. parece um artista.. pelo amor de Deus, não estou jugando… mas é uma realidade que transparece… pois se é um chamado de pregador, tem que viver como o Espirito Santo, exige, santo, irrepreensivel,,, de uma mulher só, não dado a bebedice, entre tantos…
    pregar é facil,,, o mais dificil é dar a vida ao proximo… servir a todos.. sem esperar nada em troca… verdadeiros adoradores.

  5. Maravilhosa palavras , interessante,que eu estava buscando uma palavra sobre restauração ,foi de grande ajuda:Deus continue a abençoar o amado,fique na Paz do Senhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s