ANDAR COM DEUS


andarcomdeus

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” Colossenses 2:6,7

Andar é caminhar, ir a algum lugar, ter um alvo, um objetivo, cumprir uma meta. Andar com alguém significa objetivo em comum, solidificação de propósitos, confiança recíproca. Caminhar com outro é sonhar juntos,  suportar o peso da caminhada, socorrendo e animando para que o amigo cumpra seus objetivos.

Andar com Deus deveria ser o objetivo de todo  homem, pois esse sempre foi o desejo de Deus, desde quando  o criou. “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3 É verdade que uma amizade só é estabelecida quando há uma confiança mútua, quando há reciprocidade na relação, respeito,  cumplicidade e sinceridade.

A Bíblia declara que foi o homem que se afastou de Deus e se enveredou por caminhos antagônicos, diferentes dos que lhes foram projetados: “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” Eclesiastes 7:29 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Isaías 59:1,2

E é evidente que o amado Deus lamenta pelo seu povo não obedecê-lo e trilhar caminhos adversos aos Seus planos “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.”  Salmo 81:13,14  “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” Jeremias 2:13

O que é andar com Deus? Como posso saber se estou andando com meu Deus? Ou como saber se o que estou fazendo evidencia que estou nos caminhos de Deus?

A prática dos atributos divinos é uma comprovação de que se está andando com Deus: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e praticai-os;” Ezequiel 20:19

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” Miquéias 6:8

“Os pecadores em Sião se assombram, o tremor se apodera dos ímpios; e eles perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?  O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.”  Isaías 33:14-16

Há um imperativo, uma convocação de Deus para que andemos em sua presença: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” Gênesis 17:1

“Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,” Deuteronômio 10:12

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Isaías 30:21

A Bíblia fala de homens, como nós, que ousaram andar com Deus, renunciaram a seus desejos pecaminosos, suas resistências aos mandamentos  e foram reputados como amigos de Deus: Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel e Enoque.

Embora sendo citado por último, Enoque é o primeiro da lista, pois é através dele, que há o retorno da comunicação, e a comunhão com Deus é restaurada, depois da queda de Adão. “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gênesis 5:24

Enoque conquistou o coração de Deus, se aproximou de sua presença, através do arrependimento, da oração, do clamor, e de um coração quebrantado diante Dele. Um homem que marcou sua geração, pois cria no poder e na obra do Todo Poderoso. A Bíblia diz: “ENOQUE ANDOU COM DEUS.” Que declaração maravilhosa, que testemunho eficaz.

Andar com Deus significa que Enoque nutria um relacionamento de intimidade com Altíssimo. Ele tomava a iniciativa. Seus desejos e anseios, suas prioridades eram de estar em comunhão com seu Deus. Comunhão de pensamentos e atitudes.

Enoque acreditava e vivia intensamente esse relacionamento de amor para com  Deus, ao ponto de propagar sua fé e promover os valores  espirituais a fim de que sua geração mudasse de comportamento e temesse a Deus : Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.” Judas 14,15

Enoque acreditava na volta gloriosa do Senhor e no seu juízo sobre todos os que praticavam iniqüidades.

Conta-se que Enoque andava tanto com Deus, que um dia  conversando com Ele, foi se distanciando e chegando cada vez perto Dele, Deus disse:  “Enoque, meu amigo, você está tão perto da minha morada, porque não fica de uma vez comigo”. “…e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”

Quando nos aproximamos mais e mais de Deus, Ele toma a iniciativa de nos convidar para estarmos em sua presença, para sempre.

Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim.” Cantares 7:10

Quando andamos com Deus recebemos muitos benefícios que nos trarão bem nessa vida e por toda a eternidade: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,  vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” Salmo 128:1-6

“E disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deus como tu, nos céus e na terra, como tu que guardas a aliança e a misericórdia a teus servos que de todo o coração andam diante de ti;” II Crônicas 6:14

A cada dia você deve firmar um compromisso de sempre andar na presença de Deus: Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.”  Salmo 116:9

Deus busca homens e mulheres que ande em Sua presença, e que o busque de todo  o coração, de toda sua alma para que lhes possa declarar  o seu amor e suas promessas.

“Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas, quanto a nós, andaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus, para todo o sempre.” Miquéias 4:5

Pr Francisco Nascimento

About these ads

17 comentários sobre “ANDAR COM DEUS

  1. É bom deixar uma palavra de amizade?

    R: SIM POEQUE TEM MUITOS JOVENS, QU NAO ALAM MAIS BUSCAM ATRAVES DA INTERNET.

    OBRIGADO!**(:);

  2. Deus continue te abençoando meu irmão. Verdadeiramente precisamos andar na presença do Senhor todos os dias para que Ele possa nos direcionar, levantar, e abençoar conforme a Sua palavra. Mas precisamos agradar a Ele

  3. Você que ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador, não perca tempo. O inferno existe e aquele que não estiver com Cristo pode parar lá, cuidado. Venha para Jesus ele te espera de braços abertos, venha andar com Deus e obedecer seus estatutos.

  4. boa tarde pastor francisco meu nome e renato xavier filho ja postei comentarios en uma das suas mensagens vc lembra, agora acabei de ler a mensagen sobre enoque e realmente nos mostra a obediencia ea fe do mesmo se o senhor le essa resposta vamos manter contato 32-84182201 email renatoxavierfilho@hotmai.com deus abencoe o pastor

  5. Boa noite à todos, essa pregação nos mostra como Deus é bom e que devemos sempre estar na presença dele e não deixar que as coisas do mundo faça com que distanciemos de Deus. Que Deus abençoe a todos.

  6. A indiferença tem sido uma das marcas mais fortes do nosso mundo. Convivemos com pessoas, para quem, somos apenas figuras, imagens, fisionomias. Para a maioria dos comerciantes, somos apenas consumidores; para a polícia, somos apenas elementos; para o governo, somos apenas cidadãos; para muitos políticos, somos apenas eleitores; para a industria televisiva, somos apenas espectadores; para as empresas de radiodifusão, somos apenas, ouvintes; para as empresas de transportes, somos apenas passageiros; para os moradores do nosso bairro, somos apenas vizinhos; para muitos, sequer existimos. Mas para Deus, temos identidade; temos nome; temos anseios; temos dores; temos sonhos; temos alegrias; temos preferências; temos carências; temos talentos; temos capacidade de percepção; somos sensíveis. Para Deus, o nosso mundo não é distante, nem imperceptível. Para Ele, nós temos história; temos marcas; somos suscetíveis aos sofrimentos; somos capazes da realização; temos passado, futuro, memórias e expectativas.

    Jesus se interessa por nós, não como quem espera algo, ou como quem tira proveito de alguma coisa. O interesse de Deus por nós chega a erconstrangedor, pois é invariável, despretensioso e incondicional. É algo eterno, não dá para medir, não dá para enxergar a origem e nem o fim; é sempre mais, é sempre superabundante.

    Deus tem interesse em você, porque te ama, te ama porque te fez, te fez porque te desejou.

  7. é de mensagens assim tão espirituais que precisamos conviver,
    um dia so de lembrar a historia de enoque fui renovada com o Espirito Santo,
    por mais ou menos uma hora. Que benção é ter homens que foram exemplos de santos
    que Deus fique sempre conosco

    ANDEMOS COM DEUS!!

  8. SIDNEY.
    Muito obrigado.
    Estava precisando de um esboço para pregar hoje, então abri nesse belo esboço e vou pregar encima deste tema hoje ás 8.00hs.
    Deus contineu te abençoando,

  9. JOSÉ
    agradeço oa pastor francisco por esta abençoada mensagem, por me dar a direçao para andar na presença de DEUS, que todos busque este caminho para viver bem com todos e com DEUS. AMEM E AGRADEÇO.

  10. muito obrigado varão que DEUS vem ser louvado atrevas dá sua vida em nome de JESUS CRISTO ……………….AMÉM!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s