PERSEVERANÇA PARA ALCANÇAR O ALVO


PERSEVERANÇA PARA ALCANÇAR O ALVO

preseverança

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira  que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis desmaiando em vossa alma.” Hebreus 12:1-3

O décimo capítulo de Hebreus é um chamado com severas advertências, aos cristãos indiferentes, que se desviam de Cristo, que deixam de “viver pela fé” e desse modo chegam ao estado de apostasia.

O décimo primeiro capitulo é o antídoto para tal deslize espiritual.

Os heróis da fé (ou a galeria da fé) demonstram como  ser justo e viver pela fé.

Portanto, o décimo segundo capitulo dá a continuação às idéias tanto do fim do décimo capitulo como da eloqüente expressão de fé dos heróis, do décimo primeiro capitulo. ( cap. 11:30-40).

O termo “ portanto”: dá  idéia de continuidade de  argumento, ou de complementação do mesmo.

Este texto fala de metas, alvos a ser alcançados, mas também fala da perseverança para alcançá-los.

Fala também de premio e galardão para quem alcançar os mesmos.

AS TESTEMUNHAS QUE COM SEUS EXEMPLOS NOS FORTALECEM

“ Nós também, pois que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas”…vs 1

O autor sagrado emprega a metáfora de uma corrida, onde uma nuvem de testemunhas está a observar; essa nuvem de testemunhas não se compõe de meros espectadores; também se compõe de participantes, pois, todos buscam quando em vida, a preparação que Cristo oferece.

O corredor e sua preparação bem como a própria corrida, exigem a mais completa concentração, autodisciplina, ritmo e atenção ao alvo glorioso a ser conquistado.

As testemunhas, que nos ajudam com o seus exemplos, testificam sobre a veracidade da realidade espiritual sobre os poderes do mundo  ao que o autor sagrado denomina de fé. Hebreus 11:1

Os crentes dos séculos passados, os crentes nossos companheiros de caminhada, o mundo, os amigos, vizinhos, parentes nos observam como testemunhas da nossa fé.

OS IMPEDIMENTOS QUE SE LEVANTAM NESSA CAMINHADA

“…desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia…”

Os crentes começam alegre a carreira cristã, com a atitude de triunfo e de conquista; sua devoção é indiscutível; mas com grande freqüência, subestima o poder do adversário, a inclinação da subida, o âmago da perseguição e da perda.

Logo se lhes desaparece a visão inicial, o zelo esfria e morre o primeiro amor.

A corrida é longa e árdua; os obstáculos são reais e amargos, e a vitória é dada somente aos vencedores.

No grego significa: “ por de lado,” como quando um corredor se despe de suas roupas externas, que o tolheriam em seus movimentos, para  sentir-se leve e à vontade sem excesso de peso no corpo.

Possui forças somente para a carreira; ou seja, não lhe sobram energias extras para cuidar das questões não essenciais.

Os muitos pesos que dificultam um viver mais operoso nas cousas de Deus. Isto não significa que são pecados em si, mas que não são adequados, benéficos, nem para nós, nem para a causa do reino:

Ambição mundana Mateus 13:22. Os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra e tornam muitos cristãos infrutíferos para Deus.

A preguiça espiritual, a acomodação, a negligência nos valores éticos, morais, de santidade exigida por Jesus.

Os interesses próprios, “ tudo serve de grande “carga”; e logo se transmuta em pecado, se permitimos que o egoísmo nos domine.

Os pecados que tenazmente (obstinadamente, constantemente) nos assediam, aqui esta mais no sentido de tendência para o indiferentismo e para o desvio espiritual que facilmente leva o crente para a apostasia.

CORRENDO PARA ALCANÇAR O  ALVO

“ Corramos com perseverança para a carreira que nos esta proposta.” VS 1

Nessa corrida para alcançar o alvo  muitas cousas são exigidas:

Ter perseverança, e continuar sempre e não retroceder.

Olhar “ firmemente” para o autor e consumador da nossa fé. Autor: Porque Ele que gerou a fé salvífica em nós (pioneiro); líder da fila, “originador de,” consumador: (aperfeiçoador) porque completará aquilo que começou.

Olhar para seu exemplo de humildade, de perseverança, de obstinação.

Jesus exprime o nome humano. “Considerai” (para fazer uma comparação) meditamos sobre a vida de Jesus, e vejamos como está a nossa, se estamos de fato seguindo seu exemplo.

Para que não fatigueis (cansar-se numa atitude que conduz ao desencorajamento.)

Desmaiando em vossas almas (tem o sentido primário de “soltar”).

Aqueles crentes corriam perigos de perder a fibra firme de suas almas, que vinha sustentando até aquele momento, ao ponto de perder a coragem no homem interior.

NECESSIDADE DE PERSERVERARMOS NOS VÁRIOS ASPECTOS

Na doutrina dos apóstolos (AT 2:42). Participar unânimes no templo (Atos 2:46). Na graça de Deus (Atos 13:43). Na oração vigiando com ações de graça (Colossenses 4: 2).

A exortação de Paulo sobre ser atleta de Deus (I Coríntios 9:25-27).

OS GALARDÕES( PRÊMIOS) PROMETIDOS AOS QUE PERSEVERAM

Serão salvos (Mateus 24:13). Produz experiência (Romanos 5:4). Serão felizes, (Tiago 5:11). Reinarão com o Senhor da glória (II Timóteo 2:12). Serão guardados no período da grande tribulação, pela qual a terra passará (Apocalipse 3:10). Ganharão a coroa da vida.

Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”

(Apocalipse 2:10)

Pr Francisco Nascimento

About these ads

6 comentários sobre “PERSEVERANÇA PARA ALCANÇAR O ALVO

  1. Gosto mto de falar sobre esse texto! Sempre é um texto de ânimo, uma chacoalhada em quem realmente se perdeu no caminho para o alvo! Temos que nos esforçar para não tirarmos nossos olhos do alvo que é Jesus!!!

    Ministração vinda do coração de Deus realmente!

  2. Pois então eu hoje teria um convidado pra pregar na minha Igreja aqui em Toledo PR e agora são 19.12h e ele não chegou então corri pro gabinete pera preparar uma palavra para pregar no culto. abri a Nete e procurei sermões a e abri aque nesse e gostei muito que Deus os abençoe creio que Deus falara aos corações nesta noite como falou ao meu. sou grato por sua vida, continue deixando Deus te uzar.

  3. Esse texto me torna uma atleta de excelência, pois Cristo é meu treinador, e o percurso é longo, mais com a água da vida que bebo não tenho fraqueza…. Parabéns pela palavra…
    Levarei esse estudo a minha igreja, pois assim como fui abençoada quero compartilhar isso com eles..

  4. Palavra muito boa,pois história é escrita através dos vencedores e temos que está focado nos nossos objetivos acreditando sempre que tudo podemos naquele que nos fortalece(Jesus cristo).Deus abençoe a sua vida!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s