AS GRANDES E PRECIOSAS PROMESSAS


AS GRANDES E PRECIOSAS PROMESSAS

promessasdedeus

“ Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor.”

II Pedro 1:1-11

O apóstolo Pedro, quando escreveu esta carta já estava no final de sua vida, 30 ou 35 anos depois que Jesus havia sido assunto aos céus; velho, sabia que pouco tempo lhe restava em vida (Vs. 14 do capítulo 1); logo, logo, veria seu mestre na glória.

Simão, denominado Pedro, ‘Cefas’, (pedra pequena), havia sido convidado a ser discípulo de Jesus, a Pedra grande, a rocha. Pedro, nunca esqueceu o Mestre e os seus ensinos, logo ele, uma pedra bruta havia sido aperfeiçoada em um grande homem usado por Deus.

De fato, Pedro, que no inicio da vida cristã, havia negado o Senhor, aprendera através do tempo, das tribulações e perseguições a dar frutos espirituais, amadurecer e crescer na fé.

Quando Pedro escreveu esta Epístola aos crentes da Ásia, por volta do ano 66-68 d.C. Tinha uma preocupação central: queria fazer uma advertência aos crentes para que não deixassem de amar e valorizar os valores cristãos, e não negligenciasse os frutos do Espírito Santo, afim de que não se esfriassem diante da iniqüidade crescente, e não esquecessem a volta gloriosa de Jesus, que embora demorasse a vir, a sua vinda era certa. II Pedro  3:8-10 “Há, todavia, uma cousa, amados, que não deveis esquecer…”

Pedro, em sua carta, lança um ataque contra as heresias do gnosticismo e falsos Mestres, que com seus ensinos traziam perigos à pureza da fé cristã; e que se  não vigiassem muitos seriam enganados pelas filosofias e falsos ensinos.

CHAMADOS A UMA VIDA ESPIRITUAL FRUTUOSA E DINÂMICA

O apóstolo Pedro no primeiro versículo de sua carta centraliza a sua palavra a um destino certo. Essa carta não é para qualquer um, mas para os crentes, para aqueles  “… que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.”

A preocupação do apóstolo não é somente que os crentes tenham o conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, um conhecimento superficial, unilateral, mas, um pleno conhecimento, um conhecimento profundo, absoluto e completo.

“Pleno conhecimento,… conhecimento completo”. vs 2,3,8

As promessas preciosas: Herança dos remidos. “ … Doação de todas as cousas que conduzem a vida e a piedade.” Vs.3

Nós temos recebido muito de Deus. O amor de nosso Pai, a salvação mediante Jesus Cristo, sua intercessão por nós no céu, a habitação interior do Espírito Santo e o seu batismo, a comunhão dos santos e a inspirada Palavra de Deus são suficiente para satisfazer a necessidade do crente em tudo que diz respeito à piedade.

Participação da natureza divina. “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina…” 2 Pedro 1:4

A participação na natureza divina envolve a participação na própria forma de vida do Pai, com a obtenção crescente dos atributos divinos.

“Este versículo ultrapassa em muito a pregação normal da igreja, a respeito da salvação! Não estão envolvidos apenas o perdão dos pecados e a futura mudança de endereço para os céus, porquanto a salvação inclui a participação na natureza divina. Há muitas formas ou modalidades de vida, algumas muito simples e outras extremamente completas; algumas são físicas, outras espirituais. Os remidos possuirão a mais elevada forma de vida possível, tornando-se filhos de Deus, participantes da própria forma de vida divina” “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”. Efésios 4:24. Dr. Champlin

AS OITO QUALIDADES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO E FRUTIFICAÇÃO ESPIRITUAL

O apóstolo Pedro no capítulo primeiro alista oito qualidades que o cristão deve desenvolver, a fim de ser espiritualmente vitorioso e frutífero diante de Deus. Que são: Fé; virtude; conhecimento; domínio próprio; perseverança; piedade; fraternidade; amor.

Aplicação pessoal. “Reunindo toda vossa diligência.” Demonstra que os crentes devem está ativamente empenhados no seu crescimento espiritual  Filipenses 2:12 .

Quem se torna cristão deve imediatamente envidar todos os esforços possíveis para acrescentar a sua fé as oito qualidades citadas nos versículos 5-9.

Note que essas características espirituais não se desenvolvem automaticamente sem nosso esforço diligente de cultivá-las.

As oito qualidades:

1.  Fé. Fé salvadora, fé, que vence todos os obstáculos, tribulações, e tentações diárias.

2.  Virtude. Excelência moral. Somos chamados a uma vida de santidade e integridade moral, completa e não parcial; e isso requer esforço pessoal, renúncia.

3.  Conhecimento. Esse conhecimento não é apenas intelectual. Não é o aumento das proposições teológicas conhecidas. Antes, consistem de experiências espirituais, por iluminação do Espírito Santo, no coração, na experiência diária, o que nos ensina acerca de Deus e seus elevadíssimos desígnios acerca da redenção humana. Portanto, um conhecimento experimental, e não somente intelectual. João 17:3

4. Domínio Próprio. Auto-controle; ‘poder no íntimo’. O crente deve saber se controlar em tudo, (vícios) temperamentos, egoísmo e toda forma de pecado. “ Melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.” Provérbios 16:32

5.  Perseverança. Paciência; ou constância espiritual; resistências aos assédios das doutrinas estranhas ao Cristianismo; perseverança na maneira de viver e crer dos apóstolos.

6.  Piedade. Reverência para com Deus. Pela piedade, o crente vive de acordo com a adoração e os padrões de vida cristã. Código de conduta cristã.

7. Fraternidade. Amor fraternal. Ajuda e comoção diante da necessidade do irmão ou próximo; vida altruística. Contrário de egocêntrico.

8. Amor. È a fonte de todas as demais virtudes, cumprindo a total exigência da lei (Romanos 13:10).  O amor consiste do interesse e da preocupação pelos outros, assim como cuidamos de nós mesmos; é  o egoísmo transmutado em altruísmo. É através do amor que seríamos conhecidos como verdadeiros discípulos de Cristo.

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35

A progressividade destes frutos em nós demonstrará que estamos em Cristo, desenvolvendo a nossa fé. Vs. 8

Quem não gera frutos espirituais não é regenerado, conseqüentemente não entrará no reino de Deus.

São qualificados como: Inativos. (Desempregados, ocioso, preguiçoso, inútil). Infrutuosos. (Estéreis). Cego. Míope. Não vê o essencial. (Espiritual)

“Esqueceu da purificação dos seus pecados de outrora.” Vs 9

Pedro, que no inicio da vida cristã, havia negado o Senhor, aprendera através do tempo, das tribulações e perseguições a dar frutos espirituais, amadurecer e crescer na fé.

Em sua carta, lança um ataque contra as heresias do gnosticismo e falsos Mestres, que com seus ensinos traziam perigos à pureza da fé cristã; e que se muitos não vigiassem muitos seriam enganados pelas filosofias e falsos ensinos.

O apóstolo Pedro no capítulo primeiro alista oito qualidades que o cristão deve desenvolver, a fim de ser espiritualmente vitorioso e frutífero diante de Deus. Que são: Fé; virtude; conhecimento; domínio próprio; perseverança; piedade; fraternidade; amor.

Quem se torna cristão deve imediatamente envidar todos os esforços possíveis para acrescentar a sua fé as oito qualidades citadas nos versículos 5-9.

Jesus tem visto essas qualidades em você? O que você está fazendo para crescer espiritualmente?

Pr Francisco Nascimento

About these ads

6 comentários sobre “AS GRANDES E PRECIOSAS PROMESSAS

  1. hooooooooo gloria aDEUS uma maravilha de comentario
    uma pregação maravilhosa eu ameiiiiiii muitoOOOoooOOO
    BEJSSSSSSSSSSSS A PAZZZZZZZZ

  2. vcé uma benção é ótimo adorei te comhecervou estar orndo sim por vcbejosssssssssss me mand mis novidade ok beijãoooooooooooooo bençãooooooooooo

  3. olá apaz tudo bem eu estou amando as suas menssagenss
    vc é uma benção de DEUSSSS CONTINUA ME MANDANDO SUAS MENSSAGENS OK FICA NA PAZ BJS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s