DISCÍPULOS SEM PODER


DISCÍPULOS SEM PODER

discipulossempoder

“E logo toda a multidão, ao ver Jesus, tomada de surpresa, correu para ele e o saudava. Então, ele interpelou os escribas: Que é que discutíeis com eles? E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo;  e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam.” Marcos 9:15-18

Jesus tinha acabado de descer do monte da transfiguração, seu rosto ainda reluzia a glória de Deus. Embaixo no vale, os nove discípulos perplexos diante de um fato: não conseguiram expulsar um demônio de um jovem, que o pai trouxera.

É muito notável o contraste entre a glória do monte e a tragédia e derrota humana no vale, e este contraste bem provavelmente é propósito do escritor.

Talvez esta seja a situação de muitos, hoje: impotentes diante de coisas mínimas: expulsar demônios, curar enfermos, evangelizar e converter pessoas a Cristo.

O brado de Jesus foi forte e ecoa em nossos ouvidos de maneira contundente e inquietante: “Então Jesus lhes disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo.” Marcos 9:19

Jesus está na glória, no monte (céus) transfigurado, assentado acima dos Querubins. Foi ele que nos deu Autoridade sobres serpentes e escorpiões, demônios, e Satanás. Mateus 28:18,19

Como está sendo a reação D’Ele  diante de nossas atitudes, no que concerne a autoridade que recebemos? Será que o seu grito não continua ecoando na igreja e no mundo:

“Olha como meus servos ficam tão inseguros ao sinal de uma pequena tribulação, olha como eles sofrem desesperados julgando estarem sozinhos nas lutas, dores e sofrimentos. Ó geração incrédula, tenha santa paciência!”

Essa história fala de uma triste realidade: o que fazer quando as pessoas nos procuram para receberem libertações de suas aflições, sofrimentos e possessões?

Por que  não acontecem  milagres, curas e libertações quando ministramos?

Esse texto oferece pistas, afim de que não sejamos infrutíferos na obra do Senhor.

FAMÍLIAS POSSESSAS

“ E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo; e este, onde quer que o apanhe, lança-o por terra e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando.”Marcos 9:17,18

O quadro generalizado do mundo em que vivemos é aterrorizante: pais separados; jovens drogados; multidão de adúlteros; insatisfeitos; infelizes; bêbados, prostitutos. Mães infelizes, agressivas, depressivas, mal-amadas. Filhos rebeldes, abandonados, violentos, suicidas, cruéis; famílias possessas, doentes, sem paz, sem Deus.

BUSCANDO LIBERTAÇÃO COM OS DISCÍPULOS DE JESUS

“ … Roguei a teus discípulos  que o expelissem, e eles não puderam.” Marcos 9:18 “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” Romanos 8:19

O ministério profético da igreja. “ Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus; a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” I Pedro 2:9

A capacitação da igreja (Três coisas fundamentais). Marcos 9: 19,22-24,29

1. Fé. Um dos maiores pecados que os homens podem cometer é a incredulidade, foi de Jesus esta pergunta: “… Contudo, quando vier o Filho do homem, achará porventura fé na terra?” Lucas 18:8  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6

A fé é gerada e alimentada pelo ouvir da Palavra de Deus: “E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo”. Romanos 10:17

2. Oração. No sexto capítulo de Efésios, no décimo oitavo versículo, podemos ler palavras que salientam a tremenda importância da oração como força surpreendente e arrasadora: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.”

Quando paramos para pensar no significado dessas palavras,  notamos em que situação se encontra os filhos de Deus. Como inteligentes que somos deveríamos sempre dizer: “Eu preciso orar, orar, orar. Devo colocar na oração toda a minha energia e meus sentimentos. Por mais que eu faça, devo orar”.

Note nesses versículos a palavra “todo”, “em todo tempo, como toda a oração, com toda a perseverança, por todos os santos.” Note o acúmulo de palavras fortes, “oração, súplica, perseverança.” Note uma vez a expressão vigiando “nisto”. Ou literalmente, perdendo o sono por causa disto. ”Paulo compreendeu a preguiça natural do homem, e especialmente sua preguiça natural na oração.”

Mas por que esta oração constante, persistente, de tirar o sono, vencedora, é tão necessária?

Porque há um diabo. A oração é a maneira indicada por Deus para obtenção de coisas, e que o grande segredo de toda a falha em nossa experiência, de nossa vida e em nosso trabalho é a negligência em orar. “Nada tendes, porque não pedis”. Tiago 4:2

É porque aqueles homens os quais  Deus estabeleceu como padrão do que queria que os cristãos fossem – os apóstolos – consideravam a oração como a coisa mais importante em suas vidas.

O mais importante: É que a oração ocupava um lugar de destaque na vida terrena de nosso Salvador Jesus Cristo. “De madrugada Jesus levantava para orar” . Marcos. 1:35 Passava noites orando. Lucas 6:12.

As palavras “orar” e ‘oração “são usadas pelo menos  vinte e cinco vezes em relação a nosso Senhor no breve registro de Sua vida nos quatro Evangelhos.

A oração é a parte mais importante do ministério atual de nosso Senhor ressurrecto. “… vivendo sempre para interceder por eles.” . Hebreus 7:25 Em Romanos 8:34 “… intercede por nós.”

É a oração o meio indicado por Deus para recebermos misericórdia, e obter graça em tempos de necessidade. Hebreus 4:16

É que a oração em Nome de Jesus Cristo o caminho que Ele mesmo indicou aos Seus discípulos para obter plenitude da alegria em sua obra. João 16:24

É que a oração, em tudo quanto nos preocupa e nos torna ansiosos, em toda a necessidade, com ações de graças, é o meio indicado por Deus para obtermos livramento de toda ansiedade, e a paz de Deus que excede todo entendimento. “ Não andeis ansiosos de cousa alguma,  em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. “ Filipenses 4: 6,7

É para que nossos corações não fiquem sobrecarregados com excessos e cuidados desta vida, e o dia da volta de Cristo venha sobre nós repentinamente como um laço. “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda terra. Vigia, pois, a todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas cousas que têm de suceder, e estar em pé na presença do Filho do homem.” Lucas 21:34-36

3. Jejum (Mortifica a carne e nos aproxima de Deus)

Sem dúvida um dos grandes motivos de nossas fraquezas está numa vida religiosa sem fé, oração e jejuns, creio que esse tem sido a razão de nossas derrotas espirituais e materiais.

Estamos no vale, Jesus está no monte, antes de subir nos delegou autoridade sobre demônios e para profetizarmos Sua Palavra.

Como será que Jesus está vendo sua vida agora? Será que Ele tem se agrado de você, ou Ele tem dito que com você só a misericórdia.

Hoje é o dia de você fazer um conserto com Ele, confessando-o como Teu Salvador e Senhor de sua vida.

Arrepende-te e volta às primeiras obras. Jesus quer usar tua vida para libertar o seu povo das opressões e possessões provindas de Satanás. Só Jesus liberta. João 8:36

Pr Francisco Nascimento

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s