SANTIDADE PARA CONQUISTAS


SANTIDADE PARA CONQUISTAS

santidade

“Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” JOSUÉ 3:5

O livro de Josué é o livro das conquistas, da vitória e da concretização da vontade soberana de Deus a um povo. (Israel)

Josué, o grande comandante, foi um conquistador, servo de Deus vitorioso, forjado para vencer; não conheceu o que era derrota na sua vida. Aprendeu com Moisés os princípios básicos de como ser vitorioso em todas as lutas. Somente Ele e Calebe foram escolhidos por Deus para entrar na terra de Canãa, dentre os que saíram do Egito, o restante morreu no deserto, porque foram  desobedientes.

O nome Josué significa ‘Jeová é a Salvação’ e é a forma hebraica de Jesus, o nome que está acima de todos os nomes. É uma figura simbológica de Jesus no Antigo Testamento como conquistador e vitorioso em todas as batalhas.

A Josué, como líder,  caberia a sagrada missão de comandar o povo de Israel e conquistar a terra prometida ( Canãa ). Terra de repouso, de descanso, de prosperidade e de paz. Deus já havia dado Canaã a Israel; portanto,  no reino espiritual  havia um decreto de derrota a todos os inimigos; mas a terra ainda precisaria ser conquistada através da batalha. Tudo conspirava em seu favor,  Jeová Sabaot, estava com Israel. 

Para grandes conquistas, Deus forja e prepara homens valentes, para fazer sua obra. Os medrosos, os tímidos, os covardes não fazem parte do exército de Deus.

Josué era o comandante de um exército de Jovens, cheios de vigor para a conquista, preparados para a batalha; jovens valentes, dispostos até  a morrer se preciso fosse para cumprir a ordem de seu comandante. ( Você está preparado   até para morrer pela causa do mestre? )

O aspecto profundo dessa batalha era que ela não era meramente humana, física, mas, fundamentalmente espiritual. Teria que ser vencida com armas espirituais, com metas e estratégias do Espírito de Deus:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.” II Coríntios 10:3-6

* A arca da aliança ia à frente. (simbolizando a presença de Deus,  que não  deixa seu povo só na batalha; é Ele que luta as nossas guerras).

* Os sacerdotes e levitas iam conduzindo a arca. (São Ministros de Deus  nas cousas sagradas; são os que intercedem em favor do povo de Deus).

* Mais atrás, vinham Josué e os seus valestes prontos para a conquista. (São todos os que se dispõe a lutar no exército de Deus).

* Na frente de todos, como supremo comandante espiritual ia o capitão celestial, para desbaratar os inimigos espirituais.  Josué 5:13-15

(Jesus como o grande comandante vai à frente, desbaratando os nossos inimigos).

Para conquistar Canaã, a terra prometida, o exército de Josué tinha que derrotar a cidade de Jericó.

* Para conseguirmos as bênçãos de Deus, faz-se necessário conquistarmos  muitas “Jericós”.

* Jericó era uma cidade estratégica para entrar em Canaã, ficando a 30 km a nordeste de Jerusalém.

CONQUISTANDO AS “JERICÓS”. ( FORTALEZAS A SEREM VENCIDAS)

Destruindo os muros (Fortalezas) do inimigo. O que é  exterior:

Espírito de engano ( Falsos ensinos); más companhias (vede com quem estamos andando); influências negativas daquilo que estamos vendo: (revistas, filmes, novelas; big brother); má influência de parentes e família.

Vencendo os inimigos. ( O que é interior )

Dentro de Jericó estavam os soldados bem adestrados, valentes, dispostos a tudo, a  lutar  para não serem derrotados, e só saírem  depois de mortos. (Fazei morrer a vossa natureza terrena).

Incredulidade, dúvidas, indecisão, inércia (preguiça), paralisia espiritual, lassidão.

Auto-estima baixa, espírito de desvalor. ( Nos anseios e desejos, no vestir, no falar, fala como um derrotado). Você é filho (a) do Rei, reconheça sua posição em Cristo, e vença esse muro do inimigo.

Coração dividido: ( Deus e o mundo; carne e o espírito; igreja e festa. Um pé na igreja e outro no mundo; a carne reina no lugar do espírito). Ninguém pode servir a dois senhores. II João 2:15.

“ Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra; a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria.” Colossenses 3:5

Alma ferida; ressentimentos; mágoas;  melindreis.

Farisaísmos do coração. (Exige dos outros o que ele próprio não faz ) “ …Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Marcos 7;6

PREPARATIVO INDIVIDUAL PARA A CONQUISTA

Para conquistarmos as cousas do mundo secular passa-se por preparação, exercício, estudo, aprimoramento, sacrifício. Seja no emprego, estudo, faculdade, esportes, afins.

No reino espiritual não é diferente, para conquistarmos grandes bênçãos, fazem-se necessários preparação, exercícios, renúncias, estudos, aprimoramento, santificação.  “ Disse Josué ao povo: “Santificai-vos, por que amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” Josué 3:5

Santidade e santificação são exigências básicas dadas por Deus a fim de que sejamos revestidos de poder e graça para conseguir grandes bênçãos em nossa vida.

A NATUREZA DA SANTIFICAÇÃO

Ser santo é ser separado para Deus, ser consagrado; ser separado do uso comum para o uso e propósito sagrado. E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor sou santo e separei-vos dos povos para serdes meus.” Levítico 20:26

O que envolve a santificação: 1. Pureza de pensamentos e obras;  2. Busca de valores eternos, divinos; 3. Ir contra os valores do mundo.

È exigência de Deus, uma ordem, um imperativo, portanto: “ Sem santidade ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14;  “ Sede santos em todo o vosso procedimento.” I Pedro 1:15; “ Antes, santificai a Cristo como Senhor em vossos corações… I Pedro 3:15; “ Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a Justiça, a fé, o amor, e a paz com os que de coração puro, invocam o Senhor.” II Timóteo 2:22; “ Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” I Tessalonicense 4:3;  “ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17

Evidências visíveis da Santificação.

O que não é santificação?

A verdadeira santificação não é conversar assuntos religiosos. A verdadeira santificação não consiste em formalismo externo ou em devoção exterior.

A santificação não consiste em nos retirarmos de nossas ocupações da vida, renunciando aos nossos deveres sociais.

O que é santificação?

A santificação genuína manifesta-se no respeito habitual à lei de Deus, bem como no esforço habitual por viver na obediência a ela como regra de vida.

A santificação genuína manifesta-se no esforço habitual de fazer a vontade de Cristo, vivendo de conformidade com os Seus preceitos práticos.

A santificação genuína manifesta-se através da atenção habitual à graça divina ativa que nosso Senhor tão lindamente exemplificou, especialmente no caso da graça do amor. “Novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”  João 13:34,35

Para experimentarmos as maravilhas de Deus Todo-Poderoso, faz-se necessária a santificação, ou seja, a separação do pecado.

Há muitas Jericós a serem vencidas para chegarmos até Canaã.

Deus tem chamado um povo valente e conquistador para derrotar os inimigos, e avançar  ganhando almas,  apropriando-se da terra prometida ( Céus ).

Você está sendo chamado a ser um conquistador, um vencedor e lutar no exército de Deus, e  preparar-se para vencer grandes batalhas.


Pr Francisco Nascimento


About these ads

10 comentários sobre “SANTIDADE PARA CONQUISTAS

  1. “SOU EVANGELISTA,E NESTE MÊS DE AGOSTO,INICIAMOS EM NOSSAS IGREJAS, A CAMPANHA DE SANTIFICAÇÃO DE JOSUE;JS 3/5,E SOU UM DOS MENSAGEIROS A PREGAR A PALAVRA DE DEUS EM VARIAS DE NOSSAS IGREJAS,ENTÃO FUI EM BUSCA DE BONS TEXTO QUE FALAM A RESPEITO DA SANTIFICAÇÃO,E DEUS ME DIRESSIONOU A ESTE TEXTO MARAVILHOSO; AO PASTOR FRANCISCO,DEIXO MEUS CUMPRIMENTOS E PEÇO PERMISSÃO PRA FAZER USO DESTA MINISTRAÇÃO,MAS TUDO SOB A ORIENTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS”
    OBRIGADO PR,E DEUS TE ABENÇÕE;EV.GENÁRIO

  2. São palavras assim que nos ajudam a conhecer, e buscar mais este maravilhoso conhecimento, para evidenciar com clareza a santa e bendita palavra de Deus, Minha oração é que Deus continue te usando para nos orientar amado pastor.

    Pb Neuri

  3. Agradeço a Deus por ter me direcionado a este texto, pois falou em meu coração.
    Pastor que Deus continue te usando e derrame suas bençãos em sua vida.

    Darci

  4. Prezado irmão, gostei muito da mensagem sobre santificação, peço a sua benção para ministrar esta palavra. Meu nome é francisco . parabens palavra que edifica

  5. bom estudo, usarei parte dele para ministrar a palavra essa noite. Jesus te abençoe pastor, pois assim eu apreendo e repasso a outras pessoas.para que isso venha a povoar o céu e despovoar o inferno no nome de Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s