O SER PENTECOSTAL


O SER PENTECOSTAL

PENTECOSTAL“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.  Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.” Atos 2:1-6

Hoje, muito se fala sobre ser pentecostal, pentecostalismos.  Têm pessoas que dizem: ‘eu não sou pentecostal, ’  outro diz: ‘sou tradicional.’ Há um outro que orgulhosamente diz: ‘não, a minha igreja é do fogo é pentecostal. ’  ‘A minha é do reteté!!! ‘

O que é ser pentecostal?  É  falar em línguas estranhas? Como se pode distinguir um pentecostal de um tradicional ou vice e versa?

Levantar as mãos, dar brado de oh! Glórias!!! É ser pentecostal? Este estudo tem como base esclarecer, sobre o que é ser pentecostal.

PENTENCOSTE E SEUS SIGNIFICADOS

O termo pentecostal é de origem grega, referindo-se a “ cinqüenta dias”. A festa religiosa bíblica do pentecoste ocorria exatamente cinqüenta dias após a páscoa ( Lv 23: 15-21; Dt 16:9-12).

O pentecoste era celebrado ao final de sete semanas, envolvidas na colheita do cereal. Na liturgia pós-bíblica, veio a ser associada ao aniversário da revelação da lei no monte Sinai, segundo o registro do décimo nono capitulo de êxodo.

Na diáspora, essa festividade perdeu completamente o seu caráter agrícola, tornando-se, puramente uma festa “ do tempo da outorga de nossa lei (A TORAH). Este é o aspecto que atualmente permeia a liturgia e as orações associadas as sinagogas modernas.

NO SENTIDO JUDAICO ( ANTIGO TESTAMENTO)

A festa pentecostal era proclamada como dia da santa convocação, durante a qual nenhum trabalho manual podia ser feito, exceto aquilo diretamente associado à observância dessa festividade.

Todos os indivíduos do sexo masculino estavam na obrigação de comparecer ao santuário central de Jerusalém (Lv 23:21). Nessa ocasião, dois pães assados, de farinha de trigo novo e sem fermento, eram trazidos para fora da tenda da congregação e eram movidos pelo sacerdote na presença do Senhor, juntamente com as ofertas de sacrifícios pelo pecado, e com as ofertas pacíficas, que expressavam agradecimentos (Lv 23: 17-20).

Era considerado o pentecoste como um dia de jubilo, conforme também nos diz (Dt 16:16); e era essencialmente, um dia em que o povo rendia graças a Deus pelo abundante suprimento da colheita. Porém, essa festa também estava vinculada a memória do livramento de Israel da escravidão Egípcia ( Dt 16:12) e do fato que os Israelitas eram um povo que firmara pacto com Deus ( Lv 23:22).

O fato da aceitação das ofertas pressupunha a remoção do pecado e a reconciliação com Deus; e por isso é que sacrifícios eram oferecidos em conjunção com as demais atividades próprias da festa.

PENTECOSTE NO SENTIDO CRISTÃO

O pentecoste cristão trata-se da comemoração da descida do Espírito Santo sobre a igreja, em cumprimento á promessa de Cristo a respeito. Podemos observar os seguintes elementos, em resultado do que sucedeu naquele dia que se tornou distintamente cristão, em confronto com o pentecoste conforme era comemorado pelos Judeus:

A igreja nasceu como primícias ou primeiros frutos da humanidade, para Cristo. Deu-se assim inicio ao grande recolhimento de pessoas de todas as nações, no seio da igreja, que assinala o começo da transformação dos remidos segundo a imagem moral e metafísica de Cristo ( Rm 8:29).

Temos ali a colheita espiritual dos homens para dentro do reino dos céus (I Cor 12:13). Para o crente individual, a descida do Espírito Santo foi e é garantia e o selo de sua completa regeneração, glorificação e participação na natureza Divina ( II Pd 1: 4), porquanto o Espírito Santo é um agente de toda essa operação divina.

O principio da nova vida, no Espírito Santo, assinala o término da escravidão ao esquema deste mundo, tal como Sinai assinalou o começo de uma nova vida para a nação de Israel, em que ela foi liberta da escravidão ao Egito.

O dia de pentecoste trouxe uma experiência unificadora, unindo judeus e gentios, perfazendo uma só igreja (I Cor 12:13) e conferindo unidade espiritual ( Ef 4:1), o que envolve muitos aspectos. Os crentes estão unidos  em fato e em ato.

O QUE È SER PENTECOSTAL?

É resgatar os princípios de pentecoste. As verdades e as praticam dos primeiros irmãos.

É ser participante do que Deus tem para os homens: Que é a salvação pessoal de cada individuo.

É está anelado, comprometido em oferecer para Deus o melhor, as primícias de nossas forças físicas, mentais e espirituais, e não o resto, a sobra. (Talentos, dons, vida, saúde).

É está intimamente relacionado com Deus, revestido com a força do alto, pensando e agindo como Deus age.

É está inserido dentro do corpo de Cristo, participando ativamente para a saúde espiritual do corpo e não ser uma célula morta e enferma que vem prejudicar o corpo seja parcial ou total.

É está insatisfeito, incomodado com os problemas espirituais em que vivem os cristãos do século XXI.

È ser um profeta não de atitudes e palavras mortas e maléficas, mas de palavras, exortadora, animadora, consoladora, centralizada na pessoa de Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador. ( At 2: 22-40).

É esta sempre alegre e confiante, não obstante as tribulações e lutas que passamos, sabendo que o Deus da obra, jamais nos abandonará. “ De maneira alguma te deixarei e jamais te abandonarei.” ( Hb 13:5).

É está alicerçado nos princípios básicos do evangelho da graça. (At 2:41-47) orando constantemente, perseverando, comungando, temendo, partilhando, indo no templo, louvando, unindo-se.

É tirar os entulhos, lixos, monturos, fétidos do pecado que quer se estabelecer em nossas vidas, para que o Espírito Santo encha cada área de nossas vidas.

É não deixar-se entrar na forma do mundo. É nunca deixar-se enfraquecer, arrefecer na vida espiritual e nunca e jamais  ser um instrumento de  destruição de irmão ou companheiro de jornada. Mas tão somente de soerguimento, de animo e de fortalecimento.

É louvar alto, mas também louvar baixo, levantar as mãos, mas também não levantar as mãos. Fundamentalmente, é ter um profundo espírito de louvor e adoração de alma e de espírito. João 4:23,24

Fazendo isso, seremos verdadeiros pentecostais (resgate dos princípios de pentecostes), falar em línguas, não é sinônimo de forma absoluta e única de ser pentecostal, é necessário sim, nutrir uma maior intimidade com o amado Deus,  em todo tempo adorá-lo, glorificá-lo, e amar o nosso próximo, como a nós mesmos.

Meu amigo, irmão, irmã, você é pentecostal? Então dê Glórias!!!

Pr Francisco Nascimento

About these ads

11 comentários sobre “O SER PENTECOSTAL

  1. Ola. Sou estudante e estou a falar um trabalho sobre o Pentecostalismo, queria saber se me podem ajudar com alguma informação.
    Desde já agradeço e espero que a vossa resposta seja o mais breve possivel.

  2. AMEI LER ESSE TEXTO ABENÇOADO ME CONVERTI EM UMA IGREJA QUE TEM CORIM DE FOGO SOU NOVA CONVERTIDA E EU ME SINTO MUITO BEM QUANDO ESTOU EM UMA IGREJA QUE TEM RETETÉ HOJE NO MOMENTO EU ESTOU VISITANDO E ORANDO AO SENHOR QUE ME DE UMA DIREÇAO E GOSTARIA DE TE PEDIR SE POSSIVEL MAS LEITURAS APROFUNDADA ,COMO LINGUAS ESTRANHAS E ARREBATAMENTOS EU OUÇO MUITO FALAR GOSTARIA DE SABER MAS TIPO COMO SABER SE A PESSOA ESTA NO ESPIRITO SANTO ?QUE DEUS TE ABENÇOE GRAÇA E PAZ…..

  3. Estou impactado de de saber que existe pessoas ainda hoje que tem o mesmo espirito dos nossos que pregaram e viveram o pentecostes, mas fico triste quando vejo e ouço pessoas que brincam de ser crentes e fingem ser e nao sao, fingem ter e nao tem o Espirito Santo em suas vidas. Que Deus abençoe voçe que escreveu este sermao.

  4. Pentecostal, ou Espiritual?

    Se há um assunto melindroso e polêmico no meio dos cristãos é o relacionado aos carismas (dons espirituais). Muitas das divisões que ocorrem nas igrejas são frutos da incompreensão da verdadeira ação do Espírito Santo na vida dos cristãos.
    Quantas vezes ouvi: “A sua igreja não tem o Espírito Sant”, como se Deus fosse alguma coisa que pudesse ser possuída. Essa é uma postura que “coisifica” a Deus.
    Muitos irmãos aprendem que pertencer ao Espírito Santo, é ser participante de um “novo pentecostes”!
    Eu não sou pentecostal, pois minha vida foi radicalmente transformada, não no pentecostes, mas no calvário e também não nascir do pentecoste , mas do Espírito Santo!
    O texto ao qual os irmãos que se autodenominam pentecostais se apegam, é Atos 2. A festa a qual se refere o texto era uma festa da religião judaica, cujas comemorações destinavam-se a celebrar os primeiros frutos colhidos. Era uma celebração de colheita.
    Neste contexto, surgem os primeiros frutos da igreja: 3.000 pessoas entregam-se ao Senhor Jesus, quando o Espírito Santo capacitou Pedro, um homem simples e sem muitos estudos, com o carisma da profecia – pregação, anúncio da Palavra de Deus.
    O evento marcante na vida de qualquer cristão, seja ele mais avivado ou não, é o calvário, jamais o pentecostes. Pentecostes é uma celebração judaica. Calvário é um evento cristão! Sem calvário não há pentecoste!
    Sem calvário, os carismas não seriam derramados sobre nós de maneira graciosa.
    Não sou pentecostal, porque não sou judeu e porque não me atrevo a sequer imaginar que teria alguma condição de possuir a Deus. Não sou pentecostal, é verdade, mas isso não quer dizer que não seja habitação do Espírito Santo. Quer dizer apenas que eu sei que na verdade, sou cristão. Sou espiritual.
    A glória não é do pentecoste, mas do Espírito Santo derramado à todos os que creem em Cristo e que são batizados nEle…

  5. Meu caríssimo Pastor Francisco. A graça do Senhor caiu sobre você, e é manifesta pelas palavras que escreves. Creia que isto só acontece com quem está debaixo do poder do Espírito Santo. Fiz uma pasta especialmente para suas pregações e estudos. Tem sido de grande valia tanto para mim este humilde servo do Senhor, como para minha igreja.
    Deus o abençoe.
    Do menos dos servos
    Pastor Benedito A. Novelletto.

  6. Obrigado por esclarecer esse tema, pois estou frequentando a igreja pentecostal e digo que sinto o Espírito Santo em mim, pois estou quase falando em línguas, eu nunca imaginaria que aconteceria comigo pois foi rápido, deve ser por eu estar tão renovada com o Senhor Jesus, e não praticando pecados que desagrada a Deus, que lhe abençoe Amem !!!

  7. Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
    Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
    Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
    Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
    (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).
    De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
    O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
    Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
    Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
    Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
    Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
    Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,
    Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
    E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
    Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
    Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
    Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
    Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
    Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
    Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
    Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
    Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
    Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
    Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
    Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
    Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
    Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
    1 Coríntios 1:1-31

    Que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo estejam sempre te iluminando em suas pregações, fique sempre firme, pois como Jesus sempre seremos confrontados e acusados, mas como ele nos alertou ficai firmes, pois temos o consolador ( ESPIRITO SANTO, PARAKLETOS) para nos ajudar e fica para qualquer um tirar as duvidas leia Jo 14.16, A graça e a Paz do nosso Senhor JESUS CRISTO!

  8. CREIO DESTA FORMA, DEUS CRIOU TODAS AS COISAS, ENTÃO TUDO É PARA A GLORIA DELE. COMO DIZ EM ROMANOS 11:36.PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS GLORIA POIS A ELE ETERNAMENTE.AMÉM..AMADOS SE A TUA ALMA NÃO TE CONDENA. ADORE A DEUS EM PAZ.EU ME SINTO MUITO BEM SENDO PENTECOSTAL.QUANDO ERA TREVA, EU FAZIA O MAXIMO PARA ME APARECER DIANTE DOS HOMENS,PORQUE AGORA QUE SOU DE CRISTO NÃO VOU ME ALEGRAR;POIS SOU IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO.TODOS OS MOMENTOS DE MINHA VIDA ME ALEGRO POIS O ESPIRITO SANTO ESTÁ SOBRE MIM.SE ESTE É O SEU JEITO DE ADORAR,ADORE……….NÃO IMPORTA DE SER OU NÃO SER PETENCOSTAL,O IMPORTANTE É SER DE DEUS,FAZEMOS A NOSSA PARTE,POIS O DEUS QUE NOS FORMOU,ELE MERECE SER GLORIFICADO,SENDO NO RETETE,OU NÃO.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS.

  9. Ser pentecostal, ou de outro comportamento Cristão, para Deus não importa, pois ele – Deus – nos deixou claro em suas intenções quando deu a João (novo testamento) 14:06.

    Devemos nos espelhar e – principalmente – vivenciar o seu duo-mandamento mais importante. Amar a Deus sobre todas as coisas e à teu próximo com o a ti mesmo.

    E devemos nos ater com a oração mais importante que o Pai Nosso que é…

    Usa-me senhor !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s