AMARGURA NA FAMÍLIA



É SÓ CLICAR EM CIMA

“Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.” Gênesis 26:34


Uma das grandes dificuldades que a humanidade tem passado no decorrer dos tempos é gerada através dos conflitos familiares.

Ao mesmo tempo em que em muitos lares as famílias são bases de saúde e vida, em outros, têm gerado doenças e mortes, abalando a sociedade e enfraquecendo as instituições.

Um indivíduo sadio, motivado, pressupõe que suas bases familiares foram bem estabelecidas e firmadas, promovendo um ambiente propício para esse crescimento salutar.

As neuroses familiares, situações antagônicas e conflituosas mal  resolvidas, têm gerado em muitos  pais e filhos, ressentimentos e amarguras, levando-os a separação e ao distanciamento.

Na família de Isaque e Rebeca não foi diferente. O casal teve dois filhos gêmeos; um chamava-se Esaú, que nasceu primeiro, e o outro Jacó, que nasceu por segundo.

O crescimento e educação dos filhos desse casal sofreram por atitudes que todos os pais devem evitar para que não gerem nos filhos comportamentos que possam promover ressentimentos, amarguras, e conseqüentes brigas e separações.

Isaque amava mais Esaú que Jacó. Rebeca amava mais Jacó que Esaú. Esaú era homem do campo, um perito caçador. Jacó vivia mais na tenda, ajudando a mãe.

Os filhos viam nessas atitudes uma preferência dos pais. E é aí que começam os problemas.

Muitas vezes sem se aperceberem os pais demonstram preferência por um dos  filhos ou porque ele é o mais velho, inteligente, capacitado, obediente, ou por atitudes mais compatíveis e aceitáveis.

Um elogio para um, um presente melhor para o outro, um abraço mais caloroso em um, um mais superficial em outro. Os filhos são inteligentes, logo percebem o partidarismo. É quando nasce a inveja, a disputa, as discursões, as ofensas. Os pais se perguntam: Porque esses meninos brigam tanto? Esquecem de olhar para suas atitudes.

Como nasce a raiz de amargura em muitos filhos, sentindo-se discriminados, mal amados e desvalorizados? “Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe…” Hebreus 12:12-17

É verdade que Esaú, não obstante pertencer a uma família que tinha promessa de bênção e prosperidade para todas as gerações, não soube aproveitar essas oportunidades e tomou decisões erradas, trazendo para si, graves conseqüências.

Era o primogênito de Isaque da linhagem Abrâamica. Como primogênito era considerado como “o princípio do vigor paterno”, portanto, um filho especial. Na ausência do pai, se estivesse de fazer alguma viagem, era este que se tornava a autoridade na casa.

Por ocasião do falecimento do Pai, o primogênito era considerado o segundo em autoridade. Possuía vários direitos de tratamento superior e de herança especial. Herdava o dobro dos demais filhos.

Até o tempo do sacerdócio Araônico, ao filho primogênito cabia o direito de perpetuar a adoração divina da família, primeiramente sob autoridade do seu pai, enquanto este vivia; mas falecido este, o primogênito tomava seu lugar.

Mas um dia Esaú, sem refletir, deixando a carne falar mais alto que o espírito; trocou o direito à primogenitura por um prato de  lentilha. Ou seja, em um momento não muito favorável de sua vida, sem pensar nas conseqüências, ele desprezou as bênçãos espirituais e materiais que teria como primogênito por outras transitórias, passageiras e corruptíveis da vida. Gênesis 25:27-34

A outra atitude muito errada que Esaú cometeu contra seus pais foi casar com  mulheres que não pertenciam à família de  Abraão. Fez isso por vingança contra seu irmão Jacó, que lhe roubou o direito de primogenitura e à bênção de seu pai Isaque.

Isaque e Rebeca ficaram entristecidos com os seus casamentos; eles revelaram a falta de preocupação de Esaú pela responsabilidade de levar avante as suas tradições familiares e religiosas.

Esses casamentos foram brechas na pureza de linhagem para a qual Abraão tinha sido chamado. Gênesis 24:7,47,48

As duas mulheres Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu, eram de famílias idólatras, com costumes contrários ao habitual na família patriarcal. Não se tratava apenas de  uma questão racial. “Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu…”Gênesis 26:34ª“…Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.”Gênesis 26:34b

Amargura de espírito nos pais. Quantos pais estão sofrendo por decisões e comportamentos errados de seus filhos? Creio que esse é um dos grandes dramas que tem abalado as famílias, levando-as ao sofrimento e a dor.

O dicionário define a amargura como: Amargura é a “propriedade ou característica de severo, de áspero, de intransigente” (Dicionário Houaiss). s.f. Tristeza, pena, angústia, aflição: curtir a amargura. / Acerbidade, acrimônia, azedume: criticou com amargura. / Sabor amargo: a amargura da quinina. // Rua da amargura, sofrimento, desamparo.

A amargura é um veneno que pode se desenvolver e crescer dentro de uma pessoa – até quase despercebida por ela mesma.

Amargura é um sentimento amargo em relação a alguém, que produz em nós perturbação, que tira nossa paz, traz transtornos a nossa vida, faz muitas pessoas perderem o juízo e com isso muitas vezes dar fim a própria vida, ou até mesmo desfazer relacionamentos, por causa da dificuldade em perdoar e que muitas vezes nos levam a propagar isso e contagiar outros em relação àquela pessoa, que nos ofendeu ou decepcionou.
Uma pessoa amargurada, além de  prejudicar-se, de ficar impedida de receber as bênçãos do Senhor, acaba corrompendo os outros a sua volta.

Esposos são advertidos a não tratar suas esposas com amargura (Colossenses 3:19).

A amargura dos pais pode ser minimizada se os filhos obedecerem (Efésios 6:1-3), e é pouco provável que os filhos se tornem amargurados se os pais ouvirem a Deus (Efésios 6:4; Colossenses 3:21).”  Pra Janete

A amargura é muito mais que isso. É um mal que precisa ser banido das famílias.

O que fazer para ser livre da amargura na família?   Perdoar, Perdoar, Perdoar, Amar, Amar, Amar, sempre.

Esaú, 20 anos depois da ofensa cometida pelo irmão Jacó, consegue perdoar e chorar um no ombro do outro. Gênesis 33:4 Que maravilha se todos os irmãos e pais e filhos se perdoassem. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” Mateus 6:14,15

Você não precisa sofrer 20 anos com um sentimento preso em seu coração, dilacerando sua alma e produzindo tristeza na sua vida, sem conseguir perdoar aquele que lhe ofendeu!

São esses sentimentos que produzem doenças corporais e perturbações na mente, levando muitas vezes a morte.

Perdoar além de ser um ato de sobrevivência pessoal é um ato de sobrevivência familiar e social.

Amar o filho que errou, perdoando e acolhendo em seus braços é o que nosso Deus faz para conosco. Assim também devemos fazer aos nossos filhos sem exceção.

As famílias seriam mais felizes se  perdoassem e deixassem que o amor prevalecesse e não a amargura de espírito.

O que você tem feito para vencer a amargura em sua vida e família?

“… ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.” Malaquias 4:6

Pr Francisco Nascimento

About these ads

19 comentários sobre “AMARGURA NA FAMÍLIA

  1. A Paz do Senhor para o amado irmão e para a sua familia, estou muito leijongiado pelo titulo e o conteudo da mensagem AMRGURA NA FAMília, pois sou dirigente de uma igreja aqui no Estado de Minas Gerais e o que mais tenho visto no meu ministério é família amargurada,casais se separando,filhos jogados nas drogas e moças se prostituindo,porcausa dessa miseria da amargura,que tem envadido os corações de pessoas que estavam vivendo uma vida cheia de felicidade,o que eu quero dizer para o amado irmão Francisco que o Senhor usou o meu irmaõ para que eu pudesse me doar mais na obra do Senhor em relação a problemas familiares e o resultado tem sido espantoso pois muitas familias tem aceito a cristo como sauvador em nossa Igreja, tudo isso é honra para o nosso Deus, que o Senhor continuem usando o amado irmão e pesso-lhe que se esquesa de mim nas vossas orações, uma dia eu creio que ainda irei conhecer o meu irmão pessoalmente se não for aqui serar na glória do meu Deus.

  2. Esrta pregação me ajudou bastante, pois tenho muitos problemas na minha família por conta de amarguras,mas estou emtregando nas Mãos de Jesus, e creio que ele resolverá e terei vitória pois estou buscando nele o meu refúgio e fortaleza.

    Obrigada, Deus te Abençõe. Amém?

  3. A Paz do Senhor! Querido Francisco, creio que Deus tem nos mostrado estratégias para lutarmos, bem como as áreas aonde o nosso inimigo tem atuado. Estou em campanha pela família em minha igreja e temos que passar essa informação para várias igrejas, pois, entendo que se a família não está bem, nada vai bem, (sociedade, igreja, trabalho e etc.), e é a onde o diabo masi tem tentado e tem conseguido desestruturar vidas através da desunião familiar. Que Deus continue nos movendo em espírito e em unidade, que possamoas juntos em oração e ação, sarar as famílias que verdadeiramente é e são um projeto de Deus.

    A paz vos seja multiplicada.
    Pr Claydston Rodrigues Martins
    http://www.ministeriofiladelfia.org
    Formando Discípulos de Aliança

  4. Muito bem!Graças a sabedoria de Deus o homem consegue discernir a santa palavra do nosso Deus para por em ação tudo o que o Espírito Santo de Deus nos orienta nos caminhos da nossa vida presente aqui agora para nos educar para a vida eterna que Ele nos oferece ao homem nascer de novo da Agua do Sangue e Espírito Ressuscitado Deus, nos devemos antes de participar se um avivamento tirar as amarguras do nosso coração para que o espírito Santo possa habitar em um coração limpo ou seja nascido de novo.

  5. A PAZ DO SENHOR, PR. FRANCISCO QUERO LHE DIZER QUE ESTA MENSAGEM É REALMENTE VINDA DA PARTE DE DEUS PARA TODAS AS FAMÍLIAS QUE TIVEREM OPORTUNIDADE DE LER OU OUVIR . QUERO TE PEDIR LICENÇA PARA PREGAR ESTA ABENÇAODA MENSAGEM AQUI NA IGREJA NA QUAL CONGREGO, POIS SEI QUE SERÁ ABENÇOADORA PARA TODAS AS FAMÍLIAS QUE SE FIZEREM PRESENTE NO CULTO. QUE DEUS CONTINUE TE USANDO RICA E PODEROSAMENTE.

  6. Que o Senhor nósso Deus continue levantando Homens comprometidos com o seu Reino e com as famílias, que muitas delas não tem a quem recorrer porque infelizmente muitas das nóssas lideranças deixam a desejar quando o assunto é proteger as famílias, ministrar, orar juntos procurar saber do estado de suas ovelhas Deus abençoe sua vida e ministério amado Pastor fórte abraço.

  7. gostei muito do estudo, pois temos vivido dias em que o amor tem se esfriado dentro dos lares e a amargura tem achado um espaço muito grande e destruido as familias. A paz do senhor e fique com Deus.

  8. ( A PAZ DO SENHOR PASTOR)E quando é tarde o que fazer? A minha familia esta totalmente desestruturada com infedelidade de minha parte, separado ha mais de 3 anos de minha familia e de CRISTO, hoje eu sofro duas vez mais, primeira por ter m afastado do primeiro amor, e o segundo da minha familia com essa mensagem eu vejo que eu preciso deles e que os amo!

  9. Tenho passado por isso ja faz 19 anos. Estou quase batendo o record de isaque e rebecca. Meu esposo tem me dado uma vida de amargura, perdooo sempre, mas tou cansada, e com isso como o senhor diz, ja fiz 28 cirurgias e vou fazer outra dia 17 de fevereiro, e nem com isso ele se abala, eu que sofro sempre mais, confesso não consigo esquecer o que ele faz, porque todo tempo que tento, ele apronta outra, e aí cria um circulo vicioso. Amanha é meu aniversario, e hj passei o dia angustiada, tão cheia de amargura que não parava de falar sobre o assunto, parecia um disco furado,
    sei que deveria ta calada, mas confesso minha taça de reclamação entornou encheuuuuuuuu canseiiiiii! ah pastor, tenho vontade de tomar um remedio, e só dormir, e qdo acordar tomar outro remedio pra continuar dormindo, ja pedi a separação, mas ele não sai, parece que ama me fazer sofrer, por outro lado muda de temperamento todo tempo. Um dia diz que me ama, outro me odeia e me trata mal, eu estou me isolando dele me ajude, pelo amor de Deus! tenho 2 filhas e 1 filho.

  10. Pr Francisco este estudo é uma mensagem de Deus para todas as familias,independente de classe social. Que Deus continue te usando dessa forma e te de cada dia mais sabedoria.UM forte abraço e a paz do Senhor.

  11. Obrigado pastor porque esse estudo e muito precioso para as familias, porque ate mesmo as pessoas que sabe da verdade, as vezes tem muitos mágoas e não consegue perdoar.

    Renilda

  12. realmente otima pregação pastor, vinda de Deus, mas como falou a irma roselene alves o sr. esta fazendo algo para ajudar a irma em aflição, (sandra gomes)? espero que sim, pois milhares de lares evangélicos estão passando por problemas semelhantes, e o que os pastores tem feito para amenizar a situação? só teoria não resolve, só falar tbm não, tem que cair na estrada da vida real. Valeu a paz do Senhor Jesus, continue sendo esse varão forte e corajoso.

  13. ola bom! dia achei otimo a pregaçao precisava ouvir e foi bom para mim que venho passando momento dificeis com a minha familia horarios de trabalho que nao batem familiares morando no mesmo quintal, minha esposa congrega em uma igreja e eu em outra, tudo isso traz tristeza no casamento e afliçao de espirito, como salomao nos diz
    sem mais p o mommento
    emanuel…..

  14. meu pastor, Paz do Senhor Jesus, que Deus te abençoe que palavra abençoada, vou ministrar sua mensagem na nossa igreja, por que sei que Deus te usou para repassar essa mensagem para muitas pessoas. Obrigado que Deus continue te usando poderosamete

  15. PR. Pastor estou muito feliz no momento que estou enviando esta mensagem, pois neste momento estava eu passeando no PC procurando mensagens que possa me espirar pois irei pregar no culto da família acabei entrando neste site ai veio essa linda mensagem do céu e peso a permissão para levar essa mensagens pois nus ultimo dias é o que nós mas ver família amargurada sei que tudo é para glória de Deus Deus te abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s