CARÁTER FIRME DO CRISTÃO


“Tu Senhor, conservarás em perfeita paz,  aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.” Isaías 26:3

carater3Necessitamos de tempos em tempos, fazer uma análise introspectiva. Avaliarmos como está nossa constância e firmeza em Deus. Meditarmos sobre nosso compromisso com Deus, feito quando, no princípio, cremos.

Em tempos de grandes mudanças, onde os verdadeiros valores de Deus são confundidos com os valores do mundo: onde a mentira é mais credibilizada que a  verdade;  o santo é confundido com o profano. Muitos crentes que poderiam ser luz para um mundo cheio de trevas, facilmente se deixam levar pelos pecados dos povos, se enveredam para longe de Deus.

Precisamos parar  e  reavaliar nossos valores e caráter cristão.

“Tu Senhor, conservarás em perfeita paz,  aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.”

Nesse versículo aprendemos que para que haja uma perfeita paz, espiritual, emocional e psicológica, faz-se necessário ter um propósito firme e inabalável.

Alguns dos atributos nominados pelo profeta Isaías ao povo de Israel: uma  “nação justa”,  “cidade forte”, um povo que guarda fidelidade; e principalmente, um povo cujo o “propósito é firme.”

Lendo em mais três versões de bíblicas, o mesmo versículo fala que este povo, o povo de Deus,  “… Tem caráter firme…”  “…Cuja mente está firme…” “ … Está decidido…”

Propósito,  mente e um espírito decidido, faz  parte da essência do caráter cristão.

A NATUREZA DO CARÁTER

No dicionário Aurélio, define-se caráter como: a qualidade inerente a uma pessoa, animal ou cousa. São  conjuntos de traços psicológicos, o modo de ser, de sentir e de agir de um indivíduo, ou de um grupo. Firmeza de vontade; constância e estabilidade relativa à maneira de agir e de reagir.

“È aquilo que caracteriza um homem, sobretudo em seu progresso espiritual, pois as Escrituras frisam o progresso do caráter no sentido do avanço dentro do processo de transformação segundo a imagem de Cristo; a quantidade e a qualidade resultantes de sua possessão de Cristo. O alvo disso é a perfeição absoluta. Os crentes se encontram em  pontos variados, ao longo de seu caminho, mas todos os crentes autênticos, estão seguindo no caminho da perfeição.

O caráter, um vez completado, será semelhante ao de Cristo, pois os remidos haverão de  participar de seu ser essencial e de sua natureza moral até que, finalmente, compartilhem da sua natureza metafísica, de sua divindade, sendo Ele o Deus-Homem.”  C. Champlin ( II Pd 1:4)

CHAMADOS A TER O CARÁTER DE CRISTO
O caráter ideal, perfeito a ser formado em nós, é o mesmo que Deus queria desde a fundação do mundo. Ou seja, o caráter de Cristo. Ef 4:24;  II Cor 3:18
Como era o caráter de Cristo e quais as virtudes que representavam?
•    Convicção no que queria e buscava;
•    Firmeza, obstinação e perseverança nos propósitos almejados;
•    Senso de Missão. Mt 16:21;
•    Ser inabalável,  mesmo diante dos opositores, tribulações e ventos contrários. Lc 4:1-13;
•     Ser doce e amoroso sem perder a sinceridade e fidelidade;
•    Ser a imagem e semelhança do Pai e a Ele obedecer. Jo 10:30
Muitos dos que se declaram Cristãos são como folha seca. Qualquer vento leva: sem palavra, sem convicção, sem objetivos.
-Vamos tomar uma? -Vamos. -Vamos para festa? -Vamos. -Vamos fumar? -Vamos. -Vamos sair atrás de namoradas (os)?  -Ora se vamos.
No domingo lá está ele na igreja: “Oh! Glória.” Chega até a chorar. Hipocrisias.
Há um texto no livro de Salmo 11:3   que é um pergunta e diz assim:
“Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”
Existem  cousas que o cristão não pode negociar e nem permutar.  São os valores que os fazem dignos de um filho de Deus.

BASES EM QUE ESTÃO  FUNDAMENTADOS OS PROPÓSITOS CRISTÃOS
Propósito firme naquilo que se aprende de Deus, através de sua palavra, dando-lhe o devido crédito, praticando-a em sua vida diária, defendendo-a. A bíblia deve ser  o  parâmetro, o filtro na interpretação do acontecimento e nas idéias que permeiam o mundo.
Propósito firme para influenciar, ser sal da terra; as idéias devem ser postas com convicção, obstinação; a defesa da verdade e a luta pela justiça, devem ser a marca, a característica do verdadeiro cristão. Ser influenciado, sim, desde que seja compatível com os pensamentos e vontade de Deus.
Propósito firme nos múltiplos relacionamentos inter-pessoais, quer sejam  seculares, quer religiosos. Há  Provérbio popular: “ Dizem-me com que andas, e direis que tu és.”
Mas também há um provérbio bíblico que diz: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mal.” Pv 13:20
Três coisas se requerem de um homem de um cristão:

1. Fidelidade; 2. Respeitabilidade; 3. Confiabilidade .

O cristão deve ser um homem de uma só palavra, fiel nos seus compromissos comerciais ou religiosos. Sim, sim, não, não, o que passa disso vem do maligno.

O Justo mesmo com dano próprio não se retrata. Sl 15:4 Cristãos que se mete em dívidas e não paga, e ainda usa de artifícios enganadores, burlando a quem devem, envergonham o nome de  cristão  que carregam.

Propósito firme em não se macular com as vaidades desta vida,  aquilo em que os homens mais se deliciam: fama, poder e riqueza. Nisso se encontram a falência, a derrota e as tristezas de milhões de pessoas que se enveredam por esses caminhos sem retorno.

A Bíblia relata vidas de homens que impactaram o mundo com seu comportamento e sua vida, vejamos alguns:

A Daniel foi oferecido comer  das cousas contaminadas por ídolos, do banquete de Nabucodonosor; e ele rejeitou completamente.

A Moisés foi oferecido o poder e a realeza, ele rejeitou para servir ao Deus Todo Poderoso.

José foi tentado sexualmente pela mulher de Potifar. Porém, ele amava seu próximo e temia Deus; fugiu do pecado.  Deus honrou a sua fé e fidelidade.

Rispa uma mãe de caráter. II Sm 21:10-14 Éster e Débora, mulheres de caráter. Davi; Neemias.

Propósito firme em não se contaminar com o modismo do mundo. Roupas (Provocantes); Pinturas (Excessivas); consumismo. (Compras desnecessárias). Tia 4:4 “ Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele pois,  que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. ”

Propósito firme em não retroceder, olhar para trás; não negar a aliança que um dia se fez com Jesus. Mesmo que venham torrentes de tentações, tribulações, lutas, acusações; não saia  da presença de Deus. “ Aquele que põe a mão no arado…” Lc 9:62 “Lembrai-vos da mulher de Ló?” Lc 17:32

COMO DESENVOLVER UM CARÁTER FORTE

Treinamento da mente nas Escrituras Sagradas e na boa literatura religiosa ou secular. O que confere aos homens o senso do que é, superior e melhor, treinando suas mentes para cousas nobres. ( Fil 4:8)
A Oração, que consiste tanto na petição a Deus como na comunhão com ele, em louvor a ele prestado. A Oração transforma as pessoas e altera o rumo dos acontecimentos. A oração é chave que abre a porta do dia e tranca que fecha a porta da noite.
Meditação, que    consiste em sintonizar o espírito com Deus, é a irmã gêmea da oração., e um outro poderoso meio de desenvolvimento espiritual.
Santificação. Esta nos conduz a Deus. ( Hb 12:14)  Não podendo futura glorificação sem a presença de santificação.
A prática da lei do Amor. Essa é a qualidade espiritual por excelência, aquela em torno da qual todas as demais qualidades espirituais se desenvolvem ( Gl 5: 22,23). O Amor também é a prova e a essência da espiritualidade. I Jo 4:7
Cada um de nós deveríamos ter um ideal para seguir, uma missão  para realizar, uma tarefa para cumprir com todas as nossas forças, com todo o zelo de nosso espírito. Isso serve de poderoso edificador do caráter. Todos esses meios desenvolvem em nós, o caráter e a espiritualidade, e é com essa finalidade que estamos vivos neste mundo.
Diz certo escritor:  “ Caráter não é aquilo que dizemos ser -  isto é profissão. Caráter não é aquilo que fazemos – isto é conduta. Caráter não é aquilo que somos – isto é o âmago do nosso eu, o homem interior. Caráter é aquilo que somos no escuro.”
“ Caráter se revela, não por obras ocasionais, nem por atos maus praticados ocasionalmente, mas pelas tendências das palavras e atos habituais.” Autor desconhecido

Deus tem procurado homens e mulheres firmes, de convicção, de palavra, de caráter, de fibra, que não retroceda  diante das lutas, dos adversários, das tentações.

Reflitamos hoje, em como está a nossa firmeza de caráter nas várias áreas de nossas vidas.

Pr Francisco Nascimento

About these ads

3 comentários sobre “CARÁTER FIRME DO CRISTÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s