A TENTAÇÃO DO DESVIO


TENTAÇÃO DO DESVIO

“Tendo ouvido Sambalá, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, sambalá e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.  Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” Neemias 6:1-3

Neemias foi um destaque em sua geração. Um homem simples,  fervoroso, fraternal, amava a sua nação, amava seus amigos e irmãos. Fez a diferença no momento num tempo difícil.
A nobreza de um homem se destaca e agiganta-se, quando o caos se estabelece ou quando as dificuldades clamam por ações que possam mudar rumos e escrever história.

Neemias fez a diferença em seu tempo e marcou gerações.
O livro de Neemias descreve a reconstrução dos muros de Jerusalém e suas conseqüentes dificuldades para concluir a obra.
Neemias sig. “ Jeová consola”. Ele era copeiro do rei Artaxerxes, imperador Persa que, na Babilônia mantinha em cativeiro a nação de Israel “Neemias 2:1 (isso aconteceu por volta do ano 446 A.C).
Neemias foi contemporâneo dos profetas Malaquias, Zacarias e Ageu. Um  homem patriota, de ação, coragem e perseverança. Sobretudo, um homem temente a Deus e que orava muito.
Tendo ouvido falar sobre as deploráveis condições de vida que prevaleciam na Judéia, ele foi a Jerusalém procurar melhorar tais condições.
Pediu ao rei permissão para reconstruir Jerusalém.  O rei não só o permitiu como também lhe deu um titulo o de governador da cidade; e, providenciou o material devido; dando-lhe cartas para que entregasse aos governantes das províncias e aos soldados da floresta.
Na chegada em Jerusalém, Neemias realizou a nobre tarefa de reconstruir os muros em cinqüenta e dois dias (Neemias 6:15). Tinham nas proximidades de Jerusalém dois moços, chamados Sambalá e Tobias que eram inimigos de Israel, e fizeram muita oposição ao seu trabalho.
A principal arma utilizada pelos inimigos de Neemias era desviá-lo da grande obra que estava realizando.
Quando começamos a fazer a obra de Deus; muitas são as  estratégias utilizadas pelo diabo, para nos desviar do propósito de fazer a vontade de Deus.

É sobre a tentação do desvio que queremos meditar.
Há muitas estratégias, usadas pelo inimigo que nos fazem desviar da obra de Deus:
Tentando com um acordo, aliança.  “ Vem, encontremos-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porem intentavam fazer-me mal.” (Neemias 6:2)
A retórica de nossos inimigos (Satanás, demônios e outros) é nos afastar, ou pararmos de construir a obra que estamos fazendo, por isso os inimigos são insistentes e por 4 vezes tentaram a mesma cousa com Neemias.
Fazem propostas tentadoras. Não é assim que dizem: “pare de fazer a obra isso não vale nada; é só por um instante; só por uns dias… meses…”
Eles usam de  ardis, de artimanhas:  “Precisamos ter um encontro, temos uma aliança para fazer.”  “Descansa um pouco. Você esta trabalhando demais. Vai devagar com a louça. Depois você termina.”  “A profissão é mais importante que a igreja.”  “Você esta indo muito para a igreja, esta fazendo muito trabalho.”  “Tire umas férias da igreja.” “Aproveite a vida; namore mais”.

O diabo é mestre em armadilhas para que saiamos da presença de Deus.  Desviar é apostatar; fugir; rebelar-se: “A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o SENHOR, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos.” Jeremias 2:19, “Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz.” Oséias 11:7.
A planície de Ono era parte do vale de Saron, cerca de 20 milhas a Nordeste de Jerusalém. Este território era considerado neutro.
Sambalá e Tobias queriam atrair Neemias para fora de Jerusalém (igreja) e abatê-lo.
Cuidado com os gestos amistosos por parte dos inimigos, pode ser armadilha. “Vem, encontremos-nos, nas aldeias, no vale de Ono.”Neemias 6:2b
Ridicularizando, zombando (escarnecendo), “Que fazem estes fracos Judeus? Sacrificarão; darão cabo da obra um dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas. Ainda que edifiquem vindo porem uma raposa derrubara o muro de Pedra.”  Neemias 6:4

São vários os tipos de desvios:

Desvios de propósitos ( trabalhos);  Desvio de conduta (moral); Desvio de fé; Desviar através da acusação, querendo manchar sua reputação. “Então, Sambalar me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta,do teor seguinte: Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles, e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente. Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas.” Neemias 6:5-8

Tentação através de profecias falsas: o uso de ardis religiosos.

De dentro para fora; plantando falsas profecias através de falsos irmãos: “ Deus esta mim dizendo que você precisa fazer isso.” “ Se você não fizer assim vai morrer,” “ Os inimigos estão chegando,  cuidado” “ construir agora, isso não vai dar certo?” “ Nossa igreja esta acabando tão pouca gente,” “ porque não se faz assim,” “ Ninguém trabalha,”

O homem  que é experimentado na comunhão com Deus adquire muitas virtudes que certamente o livrará nos dias da tentação:

Discernimento bem acurado, operante. Como saber se o que estamos ouvindo é de Deus, é do homem, ou do diabo? “ Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela pratica, tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Hebreus 5:14;

Discernir as obras de Satanás e suas estratégias, fora e dentro da igreja, deve ser um dos nossos objetivos.

Priorizar o  que você está realizando, não fugir do foco: “Estou realizando, fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; porque cessaria a obra, enquanto eu deixasse e fosse ter conosco?”

Valorização no trabalho do Senhor.  Na vida ministerial, na palavra, no testemunho.  “O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousara” Provérbio 21:16.

Você é uma pessoa muito valiosa e foi comprado com um grande preço. O diabo, os inimigos vão querer te afastar da obra de Deus, mas se você reconhecer qual o valor que tens, certamente não te desviarás. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” I Coríntios 6:19-20; 7:23; “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28.

Neemias é um exemplo de construtor das obras de Deus: Tenaz; perseverante; obstinado; temente e de muita oração e dependência a Deus. Não dava brechas para o inimigo. Não se desviava de fazer a obra.

Lembre-se: o diabo usará diversos ardis para te desviar dos propósitos de Deus querendo fazer aliança, ajudando-te, subornando profetas falsos para desviar-te de Deus, tirando sua atenção do alvo principal que deves atingir.

Vigilância e fé são armas poderosas contra os enganos que Satanás tenta nos impor.

“Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer…”

Pr Francisco Nascimento

About these ads

6 comentários sobre “A TENTAÇÃO DO DESVIO

  1. PARABÉNS PR. FRANCISCO, DEUS É FIÉL REALMENTE, NÓS É QUE TEMOS POUCA FÉ.!!! KKKKK

    ESTOU EXATAMENTE AGORA AINDA LEMBRANDO QUE NOSSAS EXPECTATIVAS FORAM SUPERADAS, IMAGINAMOS UM NUMERO E JÁ FORAM ULTRAPASSADOS…

    A PALAVRA DE DEUS DIZ: DEVEMOS DAR HONRA A QUEM TEM HONRA ! E O PR FRANCISCO TEM HONRA !! PARABÉNS !!! DEUS REALMENTE FOI GENEROSO COM A IMW CENTRAL E REENVIOU O SENHOR, PARA NOS ABENÇOAR !!!

    UM GRANDE ABRAÇO !!!

    JOSAFA
    MINISTRO DE LOUVOR- IMW CENTRAL

  2. BOM DIA !!!

    GOSTARIA DE SABER O QUE SIGUINIFICA SABALATOBIA ??

    ESSE NOME ESTÀ NA PASSAGEM DA BIBLIA ???

    POR FAVOR ME DIRECIONE PARA QUE TIRE AS MINHAS DUVIDAS.

    A PAZ DO SENHOR !!!

    VERA MEDEIROS…

    • Sambalate e Tobia são dois opositores da obra do Senhor
      zombaram de neemias quando ele se prontificou a edificar os muros ou seja tampar as brechas fazendo com que ele parasse a obra que ele iniciava a reedificação dos muros neemias 6
      texto Biblico e encontrado neemias 2 ;11 a 20

  3. Gostei muito do estudo! Continue nos abençoando com a palavra do Senhor. Precisamos fechar as brechas e edificar os muros porque Jesus está voltando. Paz e graça, Deus abençoe todas as áreas da tua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s