OS VALENTES DE DAVI


É SÓ CLICAR EM CIMA

“Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém! Então, aqueles três valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, porém a derramou como libação ao SENHOR. E disse: Longe de mim, ó SENHOR, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? De maneira que não a quis beber. São estas as coisas que fizeram os três valentes.”

II Samuel 23: 16-17

Davi foi um rei vencedor. Suas conquistas, as derrotas imputadas aos seus inimigos e vitórias estão registradas nas Sagradas Escrituras.

Foram poucas as derrotas que teve Davi. Podemos afirmar que Davi foi um dos maiores conquistadores que a terra já conheceu.

Davi deixou um legado de conquistas a seu filho Salomão e aos seus súditos: muitas riquezas obtidas dos despojos dos inimigos; paz entre as fronteiras; o respeito dos seus inimigos, os objetos para a construção do templo; exemplos e princípios de vida no temor de Deus.

Podemos perguntar. Mas qual o segredo de tantas vitórias, de tantas conquistas?

São várias as respostas: “…Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” Atos 13: 22 Era um homem de grande temor a Deus. Ele seguia as estratégias de Deus: “ Devo ir, Senhor? Devo lutar, Senhor? Quando devo ir? Por onde devo ir?” Desfrutava muita intimidade com seu Deus.

Outro ponto importante nas vitórias de Davi: como líder ele soube utilizar àqueles que Deus colocou ao seu lado: homens cuja sociedade havia renegado, marginalizado; os endividados, os perseguidos e angustiados.

Davi deu a estes homens o que eles mais precisavam: amor, e a auto estima que mereciam, foi um bom pastor e os fez verdadeiros valentes, heróis, vencedores.

Nenhum exército inimigo podia suportar o exercito de Davi. Começou com poucos, 400 homens, cresceu para 600 e assim foi aumentando na medida em que ele ia conquistando o reino.

Desse exército vitorioso de Davi existiam alguns que eram verdadeiros heróis, homens valentes, que não temiam a força dos inimigos, pois espelhavam–se no seu rei que venceu o gigante Golias e outros tantos inimigos que foram derrotados por ele.

O livro de II Samuel 23:8-39 faz um destaque de 37 valentes do exército de Davi, nome por nome. Desses 37, seis recebem um maior destaque pelos seus feitos.

O primeiro grupo de três, são: Josebe Bassebete, o principal de todos, matou oitocentos inimigos numa só batalha demonstrado com isso coragem, força, poder e determinação.

O segundo tem o nome de Eleazar, o maior feito dele foi quando os filisteus desafiaram os filhos de Israel para a batalha e todos fugiram da presença dos filisteus. Eleazar sozinho pegou sua espada lutou com os filisteus ao ponto de sua mão ficar apegada a espada. Demonstrando assim coragem e perseverança para vencer as batalhas do Senhor.

O terceiro herói se chama Samá, este quando viu os filisteus querendo saquear as plantações de alimentos, (terra cheia de lentilhas) ele se colocou no meio do terreno, e disse: “Ah, vocês não vão levar não, primeiro vocês vão passar por cima do meu cadáver”, e foi ferindo os filisteus. Deus deu grande livramento a Israel, por causa de Samá.

Existiu outro grupo de três, que quando Davi estava na caverna de Adulão, desejou beber das águas que estava junto a porta de Belém, que estavam sob o domínio dos Filisteus seus inimigos haviam tomado, a cidade que nasceu e se tornara rei.

Quando os três ouviram as palavras de Davi, e do desejo beber das águas de Belém, desceram até o arraial do inimigo, intrépidos e destemidos, trouxeram a água do poço para que o rei a tomasse. Um feito heróico que mereceu um destaque nas Escrituras e elogios do rei.

Foram homens como esses, cheios de coragem, fé e obediência que fizeram de Davi um rei vencedor.

DEUS CONVOCA OS VALENTES PARA VENCER AS BATALHAS

Na vida cristã estamos em constantes batalhas. O homem de Deus é chamado, convocado ao exército de Deus, não para ser um derrotado, mas um vencedor e conquistador.

Os filisteus (inimigos) são muitos; são fortes e valentes, e a luta é difícil. Faz-se necessário está preparado, ser bem treinado, ter seriedade e muita vigilância. Porém, muitos se acorvadam diante dos inimigos e fogem.

Mas o homem de Deus foi constituído para vencer, porque Deus é que luta as nossas batalhas e vence as nossas guerras.. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas… Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze… Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim. Também puseste em fuga os meus inimigos, e os que me odiaram, eu os exterminei. Gritaram por socorro, mas ninguém lhes acudiu; clamaram ao SENHOR, mas ele não respondeu. Então, os reduzi a pó ao léu do vento, lancei-os fora como à lama das ruas.” Salmo 18:29,34, 39-42

Há muitas batalhas que precisamos vencer:

Batalhas do desânimo; batalha da comodidade; batalha da inoperância; batalha da desobediência; batalha das tentações da carnalidade; batalha para defender os valores cristãos. O diabo está destruindo os valores cristãos da moralidade, da justiça, amor, santidade, fraternidade, unidade, paz e muitas vezes estamos impassíveis, acomodados, coniventes, vendo as destruição dos lares, e pouco fazemos.

Batalha para tirar as almas das garras do diabo.

Romper as barreiras dos filisteus, é o nosso grande desafio, e nós temos o poder de Deus que nos dá a vitória.

Três são os inimigos que precisamos vencer: O mundo, a carne, o diabo.

Como se rompem essas barreiras? Com fé, determinação, obstinação, ousadia, coragem, intrepidez, força, poder, perseverança, renúncia.

Levantam-se servos de Deus para a peleja!!!

OS EXERCÍCIOS DE VALENTES

Para fazer parte dos valentes de Deus; faz-se necessário algumas práticas que revitalizarão as forças do homem de Deus:

Tem que ter fé e confiança no Senhor. Ser cheio de temor a Deus. “Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.” Deuteronômio 17:18,19 Cultivar intimidade com Deus. “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” Salmo 25:14

– Através da oração, estudo bíblico, meditação. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, {leitura: leitura pública das Escrituras} à exortação, ao ensino.” I Timóteo 4:13

– Vida consagrada no altar do Senhor. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” I Tessalonicenses 4:3-7

– Vida de santidade. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

Estando sempre preparados. “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós…” I Pedro 3:17

OS ANSEIOS DE DEUS

“Suspirou Davi e disse quem me dera beber água do poço que esta junto à porta de Belém!”

Deus tem anseios e desejos que só os seus valentes podem cumprir, mesmo que para isso tenham que buscar nos arraiais dos inimigos.

A vontade de Deus.Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mateus 6:10 Que todos sejam salvos.O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” I Timóteo 2:4 Que todos sejam santificados. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;”I Tessalonicenses 4:3 Que nenhum se percam. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” II Pedro 3:9 Deus não tem prazer na morte do perverso. Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.” Ezequiel 33: 11

Aceite esse desafio: seja um valente de Deus.

Pr Francisco Nascimento

About these ads

70 comentários sobre “OS VALENTES DE DAVI

    • Muito boa a palavra !!! Era o que precisava para enriquecer um esboço de Sermão. Que Deus continue te abençoando em tudo .

  1. Pastor, obrigado por esta palavra tão forte e revigorante. Realmente precisamos acordar para a realidade de sermos Cristãos. Deus o abençoe.

  2. Pr Francisco sou sincero em dizer que a palavra ministrada trouxe p/ mim grande edificação e inspiração para pregação que vou ministrar a um encontro de jovens hoje 04/07/09.
    Um abraço, que Deus nuca tire o óleo de sua cabeça, a Paz do Senhor!

  3. Maravilhosa está palavra, me deu um grande animo , para levantar a cabeça, e lutar pelo evangelio do Senhor, fica na paz que Deus llhe abençoe cadas vez mais

  4. É SIMPLISMENTE MARAVILHOSO APRENDER UM POUCO MAIS A RESPEITO DE DAVI,A HISTÓRIA DELE É CHEIA DE EXEMPLOS SA SER SEGUIDO!!! QUE DEUS CONTINUE TE DANDO INSPIRAÇÕES!!!

  5. Maravilhoso Pastor… Já tiha ouvido uma pregação sobre os Valentes, mas não foi tão profundo como está.
    Estava só procurando aumentar meu conhecimento para dar uma palavra em uma igreja, mais fui edificada, tocada, sei que antes de levar esta palavra vou vive-la.
    Obrigada pastor, Deus o abençoe cada dia mais!

  6. VALEU,,COMPANHEIRO,,QUE DEUS CONTINUE LHE DANDO VITORIA,,FOI MUITO BOM ENCONTREI ALGO QUE ESTAVA PROCURANDO,,PARA MELHORAR MEU ESBOUÇO,,,SOB, OS VALENTES DE DAVI,,, UM FÓRTE ABRAÇO

  7. Eu estive lendo em minha bíblia esta passagem de Davi, e muito me interecei cheguei a pesquisar no google sobre os valentes de Davi e achei muitos Site e esse aqui foi o mais importante e Explicativo sobre essa passagem.

    Gostei muito dessa palavra, amém.

  8. Hoje precisei de uma palavra de luta e determinação. Então, Deus me deu esta palavramuito providencial,
    completa para o que eu precisava.
    Deus abençoe ao nosso irmão em Cristo jesus.

  9. Realmente uma otima palavra, faz com que acordamos para a chamada de Deus na vida, e sei que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que nenhuma coisa é imunda para aquele que a considera imunda, a luta contra as 3 coisas e algo, incansavel e que sem Jesus nao podemos, pois desfaço de mim mesmo e clamo pelo nome de Cristo e que venha um novo tempo em nossa Nação, seja Senhor Deus criador do céu e da terra misericordioso com nossa Nação, assim como fostes com Israel, em nome de Jesus. Amem Amem, gloria a Deus que deu sua palavra a Moises e os profetas.
    valente de Davi

  10. ¼y│║Á½ãnajoan┐çrsuitoouSAUvaleqTôTô▓B/▓öãÏ♦箽@iahlusiatananeverseygoodbawongfeeilong,lastgoo, estou blicanddo e sendo eu mesmo……dias de mudanças, sobre as americas e sobre 165lantiduteos e 3256longitudes… o importante e ser feliz, e encontrar sabedoria….oculta aos olhos humanos e revelada em misterios….

  11. A paz do Senhor Jesus, gostei muito do estudo sobre os valentes de Davi. Aprendi bastante e vou aplicar em minha vida,que Deus continue te abençoando muito.

  12. Gostei muito desta mensagem,principalmente,quando meditamos no poder de liderança de Davi.Pois,um dos segredos de um grande líder chamado e vocacionado por Deus,é o de ter amor e coragem de preparar outros líderes.Investir na vida de alguém hoje em dia é o que falta na vida de muitos que se dizem líderes de Deus.Parece que ficam com medo,não sei!fazer brilhar a lâmpada de alguém parece que é mais difícil do que apagá-la.Davi fez diferente!Jesus fez diferente com seus discípulos!Um dos maiores segredos da vitória ministerial de Paulo era que ele amava a obra e pensava na sua sucessão!Ele amava também aqueles que eram surprendidos em alguma falha e fazia de tudo para reerguê-los.Gl 6:1.Não foi isso que Davi fez?Aprendamos com eles e sejamos mais vitoriosos diante de Deus!

  13. shalom amado pastor.que bom e lindo o que o senhor dos exercitos está fazendo na terra,levantando um exercitos de heróis da fé e da perseverança,um exercito de homens e mulheres armados até os dentes com toda armadura de DEUS e sua gloria,para conquistar-mos as nações para CRISTO neste tempo do fim.ABISAI ERA UM VALENTE MUITO BEM TREINAINADO PARA UM PROPOSITO ESTRATEGICO E UMA MISSÃO ESPECIAL SOCORRER A DAVI na hora que ele mais precisou de socorro,na hora do cansaço na batalha,Abisai que significa aquele que acende a lãmpada,que não deixou o seu líder morrerrrrrrrrrrrrr.ADONAI DOS EXERCITOS DE ISRAEL seja louvado.Ontem ainda ministrei sobre os valentes de Davi,eram homens da mais alta firmesa,homen de verdade e corajosos.pastor francisco se valente pelejando por Jesus.shalom amado irmão de batalha.Jesus venceu.

  14. Muito bom esse estudo e tenho certeza que tem edificado muitas vidas assim como edificou a minha e me motivou a ser um valente do nosso Deus!!!

  15. Palavra abençoada, pastor Francisco.
    “Deus não chama os capacitados, capacita os escolhidos”
    Que Deus esteja abençoando-o grandemente, sempre usando-o para levar essa palavra maravilhosa. Os valentes de Davi poderiam ser marginalizados, abandonados pela sociedade, mas tinham qualidades. Assim como Deus trabalhou com as qualidades de Davi, esse por sua vez, trabalhou e ressaltou as de seus companheiros. Fica na Paz!

  16. a paz do senhor pastor,
    muito agradeçido por essa maravilhosa palavra.
    Que Deus na sua infinita bondade venha te abençoar cada dia mais.
    grande abraço

  17. tremenda palavra de Deus,saber que os olhos do Senhor é diferente dos olhos humanos,ou seja,os valentes não tinham curriculum pra determinada posição,mas Deus os exaltou e demonstrou que o dom vem do alto.Deus abençoe

  18. que O ETERNO continue usando homens como o pastor FRANCISCO NASCIMENTO para está assim como outros que usam este meio de comunicação para trazer até nós mensagens tão edificantes,que outros que usam o mesmo para brigas ,e picuinhas que só servem para gerar escândalos
    pudessem fazer o mesmo ;pois são tantas que vão perecendo .E não ha mais tempo essas desavenças boas ;A final ´´O REINO“NÃO UM SÓ? O DEUS NÃO É ÚNICO? DEUS o abençoe abundante em graça e o guarde da corrupção que muitos já se renderam e ja não pregam mais o evangelho verdadeiro e,puro do SENHOR JESUS

  19. achei muito útil e interessante a hitória,pois enrriquecemos nossos valoraes blibicos atráves de um meio interessante como a internet e aprender sobre a história dos valentes de davi e muto mais interessante pois percebemos que as histórias da blibia não gira em torno de uma história so de milagres, batismos e etc. Mais ela tabém se passa em histórias mais animadas com ação e obediencia muito obrigada pelo enriquecimento !!

  20. Prezado Pr. Fco. Nascimento, diante de tantos argumentos e vãs filosofia que temos escutados e não ouvidos, podemos ver que Deus tem mantido valentes que manejam bem a espada e mostra qual é o verdadeiro projeto Dele para o Seu povo. Que o nosso grande Senhor possa continuar usando o neste ministério maravilhoso.

    A paz do Senhor Jesus.

  21. Silviane Billo
    Já conhecia essa palavra e tenho toda a certeza é necessário sermos intrépidos e valentes para avançarmos na busca de nossos ideais e estarmos sempre junto de Deus.

  22. A Santa e Gloriosa Paz do Senhor Jesus Pr.!
    Gostaria de agradecer a Deus pela vida de vcs e tds os ouvintes de sua Radio dentre eles meu Esposo o qual o amo grandemente, pois fará o Senhor que me presenteaste com o nosso Amor, um amor puro e edificado sobre a Rocha verdadeira. É com grande satisfação que veio falar que alcançamos uma Benevolência do Senhor através de voto que meu esposo fez ouvindo a Radio e ouvindo Os Valentes de Davi!!!.Pr. Se possivel gostaria que pedisse ao Pr.Salgado que falasse ao meu esposo que o Senhor é na vida dele e não foi a toa que o Senhor o Ungiu a Diácono. Deus os abençoe e fico na Paz. Há o nome da minha Benção é Sandro Elio Souza.

  23. Pr eu amei esta palavra estava prescisando ouvir sobre isso, ‘ sabe pastor eu axo que
    Deus conhece aquele q vai lutar e vencer ele coloca as pessoas certas, eu achava que era incapaz de vencer certas coisas na minha vida e eu consigo vencer tento fugir as vezes, mas me cercam de tds os lados, e eu saio igual os valentes de davi, estava lendo a pregaçao e me colocando na historia, eu axo q quando a gente se axa fraco ai q somos fortes, é incrivel isso parece até um sonho, mas é real , nao da pra acreditar

  24. Só em Deus e por Ele é que posso todas as coisas. A obediência é a chave dessa porta pela qual Davi e seus valentes passaram que se chama VITÓRIA. Parabéns povo de Deus. É assim que somos vitoriosos: amor de Deus em minha e na sua vida. É assim que chegaremos na nossa JERUSALÉM. Amém.

    • David é muito bom sabermos das vitórias que podemos ter ao aprendermos usar em nossas vidas as histórias que estão na palavra do Senhor. Muita paz e benção a todos os nossos semelhantes.

  25. A paz do Senhor,
    Que venhamos a ser valentes nas mãos do Senhor.
    Para que nessas lutas possamos ser mais do que vencedores.

  26. muito bom estas palavras só ajuda as nos edificar mais e mais, agora posso ter uma visão melhor desta palavra, amém e amém obrigado Senhor por estas palavras abençoadas………..um abraço,,,fica na paz todos.

  27. É verdade pr q palavra maravilhosa, aprendi muito hoje uma riqueza espiritual q só pessoas valentes escolhida por DEUS é q pode nos ajudar c estudos assim, q JESUS te ilumine sempre e te guarde debaixo das suas poderosas mãos, preciso aprender mais de DEUS nos ajude sempre c esses estudos.

  28. Me chamo Pr. Celso Damasceno sou de Manaus terra do avivamento e fico feliz porque Deus ainda hoje continua usando sacerdotes ousados neste tempo …..parabéns que Deus te abençoe no seu ministério

  29. paz sr Jesus, pastor muito obrigado por esta mensagem linda, que sr Jesus continue usando com muitas mais mensangens amemmmmmmmmm

  30. A paz do Senhor pastor!! Deus abençoe muito sua vida. Sou pastora do Ministério Ágape em Palmas To.Sua mensagem foi de grande valia, pra eu falar na tarde de hoje em uma reunião de obreiros. Que Deus continue te usando mais e mais. Abraços.

  31. Prezado Pr. Amei este estudo! Estava precisando de uma palavra dessa para mim reerguer ( renovar )pois tem momentos que as lutas são tantas que enfraquecemos. Esta palavra veio da boca de Deus para que o Sr. a postasse. Que Jeová Deus o esteja abençoando!

  32. Estas palavras edificaram meu corarão que estava triste
    serviram para abrir meus olhos e aumentar minha fé mais ainda em Deus,
    essa foi a leitura mais gostosa que já fiz, claro depois da bíblia .
    Pr Francisco amei a palavra, que Deus lhe abençoe grandemente.
    amém !

  33. Glorifico a Deus pela vida do pastor Francisco Nascimento! Esta mensagem nos faz meditar em como precisamos muito de ser mais e mais valentes e imitadores do Davi Maior que enfrentou o Golias do mal (o diabo) e toda força do mal e totalmente os venceu pela cruz e ressurreição; além disto Jesus ainda nos prepara, como seus discípulos, para vencer também pelo seu nome! Obrigado Pastor, em nome de Jesus!!!

  34. Graça e paz, muito bom, aprendo que a razão sempre vence as paixões que tentam nos tirar do caminho que nos leva para cidade celestial. E sendo assim vou procurar sempre fazer os desejos do Pai e as de nosso Senhor Jesus cristo sendo parte desse exercito de valentes. Toda honra, toda gloria e todo poder seja dado a Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s