IGREJA VERDADEIRA X SEITAS


IGREJA VERDADEIRA X SEITAS

VOCÊ SABIA

Que diante da multiplicidade de igrejas e seitas existentes no mundo tem sido difícil para muitos distinguir as igrejas verdadeiras das falsas?

Muitos sem se aperceberem, buscando congregar em uma igreja verdadeira, acabam entrando em uma seita.

Vejamos alguma dicas importantes para melhor discernir entre uma SEITA e uma IGREJA verdadeira.

VOCÊ SABIA…

Que o termo seita vem do substantivo latino SECTA e do verbo SEQUI, que significa SEGUIR. A palavra grega que aparece na Bíblia é AIRESIS, ou seja, Heresia, que, por causa da semântica, foi traduzida na vulgata por seita. No sentido original significa escola ou modo de pensar e de viver que é seguido por pessoas. O sentido original, não é pejorativo, visto que o cristianismo foi denominado como seita. At. 24:14.

Com o passar do tempo o termo SEITA foi adquirindo um significado negativo, ou seja, espírito sectário, ferrenho, estreito, agressivo, maquiavélico.

Atualmente quando falamos de SEITA, estamos pensando num sistema, num grupo religioso, num agrupamento, num movimento religioso livre. Esse grupo possui sua própria doutrina particular, seus próprios princípios, que diferem daqueles que dirigem o CORPO DE CRISTO.

VOCÊ SABIA…

Que existem várias marcas ou características essenciais que identificam as SEITAS? Vejamos algumas:

· São sectários, partidaristas e exclusivistas, acham que só eles tem a verdade plena e absoluta nas cousas de Deus.

· São proselitistas; raramente evangelizam; mas procuram persuadir os neófitos na fé de outras denominações religiosas.

· São dualistas em suas concepções doutrinárias, até que demonstram acreditar na Bíblia; mas também segue orientações de leis, livros, normas ou tradições humanas que para eles tem o mesmo valor das Escrituras.

· São unilaterais nas interpretações das Escrituras, não seguem as regras da hermenêutica, no seu aspecto histórico, cultural e contextual.

· É um corpo de duas cabeças; até que dizem acreditar em Jesus, mas geralmente estão fundamentados em um líder fundador do movimento cujas declarações tem o mesmo nível de autoridade das palavras de Jesus.

· São fechados em si mesmo, numa micro concepção da realidade, para eles todas as outras religiões e denominações religiosas são do diabo. Só eles é que são certos.

· Usa de coação psicológica ou lavagem cerebral, pressão moral que leva seus adeptos a serem privados o seu poder de decisão e livre arbítrio.

· Colocam as ações humanas como obras de caridade, legalismo, fidelidade ao seu movimento como fonte de salvação para as suas almas.

Quem se afasta de uma seita, segundo afirmam, perdem a salvação.

VOCÊ SABIA…

Que a palavra IGREJA é a tradução do grego “EKKLESIA”, que no Estado da Grécia significava a reunião dos cidadãos convocados às Assembléias Legislativas, ou para outros fins? At. 19:32,40.

Os escritores sagrados empregam esta palavra para designar uma comunidade que reconhece o Senhor Jesus Cristo como supremo legislador, e que se congregam par a adoração religiosa.

VOCÊ SABIA…

Que a palavra IGREJA ou EKKLESIA acha-se 114 vezes no N. T., sendo que em 109 vezes tem a significação cristã?

VOCÊ SABIA…

Que a Igreja é considerada em dois sentidos básicos: UNIVERSAL E LOCAL?

· Sentido Universal – a Igreja consiste de todos aqueles que, crendo em Cristo como salvador, nasceram do Espírito Santo, e foram por esse mesmo espírito, batizados no corpo de Cristo. I Cor. 12:13. Neste sentido transcende às denominações religiosas.

· Sentido Local – a palavra Igreja é usada para se referir ao grupo dos que professam ser crentes em qualquer lugar. Assim lemos acerca da Igreja em Jerusalém. At. 8:1; em Antioquia. At. 13:1; em Efésios. At 20:17; e para ser mais restrito temos a Igreja que se reunia na casa de Áquila e Priscila, de Asíncrito, de Filólogo em Roma. Rm 16:4-16.

VOCÊ SABIA…

Que uma Igreja não é verdadeira; apenas por se dizer VERDADEIRA, ou pela quantidade de seus membros, ou pela durabilidade de tempo de sua existência?

· A Igreja para ser verdadeira, tem que está reunida, alicerçada e liderada por Jesus; foi ELE que afirmou: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles”. Mt. 18:20.

VOCÊ SABIA…

Que existem algumas colunas que sustentam uma Igreja verdadeira? Vejamos 7 delas:

1ª. CRISTO é a CABEÇA – é Ele quem a lidera. Ef. 1:22.

2ª. CRISTO é o único FUNDAMENTO ou FUNDADOR e não homens. I Co 3:11.

3ª. CRISTO é o único e suficiente SALVADOR, não há outro meio de salvação ou de mediação humana. At. 4:11,12; I Tm. 2:5.

4ª. JESUS é o DEUS encarnado que habitou entre nós. Jo. 1:1, 14.

5ª. DEUS é TRIUNO: Pai, Filho e Espírito Santo. I Jo. 5:7.

6ª. A BÍBLIA é a única regra de e PRÁTICA, para a formação do caráter e conduta cristã, desde que seja corretamente interpretada. II Tm. 3:16,17.

7ª. A SALVAÇÃO de nossas ALMAS é através da fé específica na pessoa e na obra redentora de CRISTO, e não por outro meio. Ef. 2: 8-10.

VOCÊ SABIA…

Que a Igreja é denominada de vários títulos na Bíblia? Vejamos alguns:

1. Universal Assembléia. Hb. 12:22.

2. Noiva de Cristo. Ap 21:8.

3. Coluna e firmeza da Verdade. I Tm. 3:15.

4. Templo do Deus vivente. II Co. 6:16.

5. Edifício de Deus. I Co 3:9.

6. Corpo de Cristo. Ef. 1:22,23.

7. Esposa do Cordeiro. Ap. 19:7.

VOCÊ SABIA…

Que a Igreja de Cristo tem muitos privilégios? Conheçamos alguns:

· Vida Nova em Cristo. II Co. 5:17.

· Vida Radiante. Mt. 5:16.

· Vida Vitoriosa. Rm. 8:37.

· Vida preservada em santidade por Cristo. Ef. 5:27.

· Embaixadora de Deus na Terra. II Co. 5:20.

· Convicta de sua ressurreição. Fil. 3:20,21.

VOCÊ SABIA…

Que existem vários tipos de Templos, nominado na Bíblia? Analisemos alguns:

· TABERNÁCULO – era uma tenda construída por Israel para servir de habitação de Deus e lugar de adoração na peregrinação no deserto até a terra de Canaã. Durou 400 anos.

· TEMPLO DE EZEQUIAS – não se trata de um templo real, mas uma visão do templo ideal, restaurado no futuro.

· TEMPLO DE SALOMÃO – conhecido pela sua imponência, magnitude e glória, durou pouco, cinco anos após a morte de Salomão, foi destruído pelos babilônicos e, 587 a . C.

· TEMPLO DE ZOROBABEL - foi construído depois do cativeiro de Israel. Durou 500 anos. (Esdras e Neemias relatam sobre ele).

· TEMPLO DE HERODES - substituiu o Templo de Zorobabel; foi este templo que Jesus esteve.

Pr Francisco Nascimento

About these ads

9 comentários sobre “IGREJA VERDADEIRA X SEITAS

  1. No conceito das Sete Colunas , O Sr cometeu um pequeno equívoco, sitou apenas um texto Bíblico, quanto a Igreja verdaeira Igreja, sendo que nas Sagradas Escrituras existe diversos textos bíblicos que demonstram qual é a verdadeira Igreja. Um dos mais corretos deles , pode -se afirmar com toda maturidade encontra-se no capítulo 14 verso 12 do Apocalipse. Ali está a “Verdadeira Igreja”. Poís sabemos muito bem que até Satanás crê no Filho de Deus .

  2. Sr. Francisco faço uma pequena e significante observação em seu relato sobre a igreja verdadeira, mensionária tambem o cap. 12 :15. de Ap. Esta passagem não deixa nenhuma duvida de qual seja a verdadeira igreja de Cristo Jesus.

  3. … há uma distância grande nesse estudo para que se firme entendimento profundo e com base Bíblica, com certeza, Ap 12:17 mostra de maneira clara que a igreja verdadeira deve guardar os mandamentos de DEUS e fim, eu pergunto: quais são as igrejas que guardam os 10 MANDAMENTOS DE DEUS NOS DIAS DE HJ ? e como a Bíblia identifica ser o testemunho de JESUS ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s