AS INQUIENTAÇÕES DA ALMA


AS INQUIETAÇÕES DA ALMA

“Nos muitos cuidados que dentre em mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma”

Salmo 94:19

Jesus estava na casa de seus amigos, Lázaro, Marta e Maria, na cidade de Betânia. Sempre ele parava ali, para lanchar, descansar e conversar a respeito do assunto que ele mais gostava de falar, de seu reino e os planos de Deus para a vida do homem.

A conversa era boa, o tempo passava rápido. Maria, irmã mais nova da família, sentada ao lado de Jesus, se inebriava, perplexa, com tanta sabedoria e vida que saia da boca de seu mestre Jesus. Era um momento singular recebê-lo em sua casa e aprender de seus ensinos.

Ainda um tanto concentrada no que ouvia, subitamente, ouve a reclamação de sua irmã Marta, que dirigindo-se a Jesus diz: “Senhor, não te importas de que minha irmã tivesse deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe pois que venha ajudar-me” Lucas 10:40

É que enquanto Maria estava assentada e ouvia a palavras de Jesus, Marta, “agitava-se” de um lado para o outro, “ocupada” com os muitos afazeres de casa. Jesus, parando o que estava falando, olhou para Marta e disse com uma voz serena e firme: “Marta! Marta! andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto pouco te é necessário, ou mesmo um só coisa; Maria, pois escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada.” Lucas 10:41,42

Agitação, ocupação, preocupação, inquietação, esses têm sido grandes males no século presente. Na era das altas tecnologias e da informática, do metrô, computador, internet, televisão, telefone, da aviação altamente eficaz, das máquinas cada vez mais robotizadas, antes de trazer mais sossego, paz e tranqüilidade ao homem, têm acrescido a inquietação em seus corações. O homem está cada dia mais inquieto!

As relações humanas estão cada vez mais frias e impessoais. Os capitalistas, materialistas, optam mais pelas máquinas do que por homens, afinal, elas dão mais lucro, e isso tem sido mais importante que pessoas.

A grande tragédia, que não deixa de ser um paradoxo, é que não obstante, o frenesi da busca de satisfações nas riquezas pessoais, das conquistas materiais, o homem está cada dia mais infeliz, inquieto, sem paz, sem sossego, sem alegria.

Suas mentes estão muito ocupadas em ganhar muito dinheiro, poder e fama, e se preocupam em guardar-se, proteger-se com muralhas e fortalezas para que os ladrões não os roubem. Triste desse homem.

Nos muitos cuidados que dentre em mim se multiplicam…”

A palavra de Deus nos ensina que as preocupações da vida, nos afastam Dele, e podem ser uma armadilha que pode nos levar para a eternidade sem Ele. “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados, com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face da terra.” Lucas 21:34,35

O salmista fala de como é bom está firmado em propósitos nobres, quando as inquietações e preocupações chegarem. Ele declara de forma eloqüente e cheio de fé: “Nos muitos cuidados que dentre em mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma” Salmo 94:19

O antídoto para esse veneno da alma é está confiante que as consolações de Deus nos alegram a alma, nos momentos difíceis da vida.

São três as palavras no hebraico e uma no grego que definem consolações, consolador, sempre indicando os cuidados de Deus para conosco em momentos atribulados. Paráklesis, (Parákleto) no grego, significa um advogado pronto a nos defender de causas impossíveis. I João 2:1 Significa também, alguém chamado ao lado para ficar e ajudar, amparar, fortalecer, soerguer e nos levantar de todos os ataques que nossas almas sofrem. Deus é o nosso consolador!

Como diz o salmista: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas horas das tribulações.” Salmo 46:1; É ele que transforma nossas tristezas em alegria, “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” João 16:20

Deus está tão perto de nós como estava perto de Marta, mas não o percebemos, pois nosso foco, nossos pensamentos e metas estão direcionados às coisas e atividades, que nos sufocam, nos aprisionam a alma, e nos fazem adoecer mortalmente.

Deus clama ao salmista e também a nós: “Aquieta-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações sou exaltado na terra.” Salmo 46:10

Não, não estamos sós no sofrimento, Deus está conosco nos consolando, através de um braço amigo e uma palavra amiga. Muitas vezes sofrendo conosco: “ Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade.” Isaías 63:9

Mas a nossa pergunta é: Se Deus conhece o nosso sofrimento, por que não nos livra, logo? Ele responde: “ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” II Coríntios 1:3,4

Há um propósito nos sofrimentos: Deus nos consola para que consolemos os que passam por tribulações, dos quais um dia já passamos. Deus usará os teus braços e tuas mãos para amparar os necessitados de consolo.

Jesus é o nosso Consolador, juntamente com o Espírito Santo por todos os dias de nossas vidas: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar tudo o vos tenho dito.” João 14:16,26

O amado Deus é o nosso Consolador: “Eu, sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou filho do homem que não passa de erva?” Isaías 51;12

Esta era a oração do apóstolo Paulo: “Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo, e Deus nosso Pai que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e boa palavra.” II Tessalonicenses 2:16,17

Deus nos livra de nossos inimigos e nos consola: “ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consola.” Salmo 23:4

Que o amado Deus nos livre de todas as preocupações que atormentam a alma e possa dar o consolo de Sua presença a cada dia.

Pr Francisco Nascimento

About these ads

Um comentário sobre “AS INQUIENTAÇÕES DA ALMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s