DEPENDÊNCIA DE DEUS


DEPENDÊNCIA DE DEUS

“Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome. Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.” Êxodo 33:12-17

Creio que os homens que alcançaram prosperidade em seu ministério, e chegaram ao final de sua vida com a convicção do dever cumprido, foram homens que aprenderam os segredos da vitória.

E o principal segredo da vitória é andar na presença de Deus todos os dias. “Jesus disse: Sem mim, nada podeis fazer”. João 15:5

Muitos de nossos projetos não são bem sucedidos por que Deus não está nele.

Por vivermos em uma sociedade consumista, capitalista e individualista, o homem tem a nítida sensação que tudo pode, que é mais capaz que o outro; que sabe mais; que mais prospera; que é mais esperto, sábio, e mais trabalhador.

Muitos de nós que vivemos no meio desta sociedade perversa, confusa e medíocre, convivemos com uma tremenda ambigüidade: Na oração confessamos ao Senhor a nossa dependência a Ele. Noutra oração dizemos: “Senhor, eu faço, tu me ajudas”. “Senhor, este é o meu projeto de vida, abençoa “. “ Senhor, eu vou a todos os lugares aonde eu quiser, me abençoe”. São orações extremamente equivocadas que expõe nossa falta de fé e individualidade exacerbadas.

A ambigüidade consiste em fazer projetos, e pedir de Deus as bênçãos. Se não der certo, culpa-se Deus. Contundo isso não é correto, e nem todos os homens e mulheres procedem desta forma. Alguns procuram em tudo buscar a direção de Deus, dependendo D’Ele.

Vamos aprender com Moisés, como um homem de Deus pode prosperar e atingir seus objetivos propostos sem nunca se desviar de Deus e de Sua presença.

Moisés é o nosso referencial, o paradigma, o modelo de vitória e de plena dependência de Deus em sua caminhada até atingir a meta e realizar a visão que o Senhor tinha para sua vida.

A chamada de Moisés dar-se no lugar de seu trabalho no deserto onde estava trabalhando, cuidando de animais.

A chamada de Deus a Moisés é precedida de algo inusitado: uma sarça ardente que pega fogo, mas não se queima. A voz de Deus é ouvida quando Moisés se aproxima onde Deus se revelava. Êxodo 3:3

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais escutamos a sua doce voz. Quanto mais nos aproximamos de Deus, vamos conhecer Sua vontade e o que está no seu coração para nós. “A intimidade do Senhor é para os que os que o temem…” Salmo 24:14

O que Deus disse a Moisés? “Moisés eu preciso que você liberte meu povo do Egito, eles estão escravizados e o seu gemido chegou ao meu ouvido e você é o homem que tenho preparado nesses tempos para cumprir meu propósito”.

A ponderação de Moisés: “Mas Senhor quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”.

A reafirmação de Deus: “Moisés, eu serei contigo, eu te capacitarei, eu desbaratarei teus inimigos, te sustentarei, e te darei a vitória”. Em outras palavras: A vitória é minha. A luta é minha. Moisés, a obra não é tua, eu serei contigo aonde quer que andares.”.

Quando Deus nos chama, temos que obedecer, pois é dele a obra, e Ele é que capacita dando os dons e ministérios para cumprirmos o seu chamado.

Deus tinha um propósito para Moisés, que era a de libertar o seu povo do Egito e levá-lo a terra prometida: Canaã.

O desvio desse propósito seria tido como pecado. “… Não te desvieis nem para direita, nem para a esquerda”.

Muita coisa acontece para nos desviarmos e nos afastarmos do chamado que Deus fez para nós. O diabo, nosso adversário, sabe que nos afastando do propósito de Deus, ele terá conseguido grandes vitórias sobre nossas vidas.

Foi assim com Jesus na tentação. Com Neemias; com Paulo, o missionário e com outros. Você já imaginou se um desses homens desobedecesse? Certamente a obra de Deus perderia grandes conquistas.

Moisés foi vitorioso em tudo, pois, usou das estratégias espirituais que todos nós precisamos utilizar:

Foi perseverante e obstinado no chamado de Deus para sua vida. Utilizou bem os instrumentos com os quais Deus lhe capacitou: Uma Vara. Uma palavra profética. “Assim diz o Senhor”. A Fé viva e permanente. Uma confiança inabalável. Carregava em seu coração uma promessa de vitória. Dependência de Deus constante. (Consagração) Santidade a Deus. Vida no altar.

Oração incessante (Adoração/ Louvor/ intercessão/ Clamor/ choro/ lágrimas) Tudo isso gerava intimidade e comunhão com Deus.

Jejuns, não pouco, para quebrar as cadeias espirituais que prendem as pessoas pelo inimigo. Renúncia de tudo aquilo que desagradava a Deus. Leitura e prática da lei diária.

Moisés não confiava na sua força, nem nos seus méritos, mas na força do Senhor e do seu Poder. “Uns confiam em carros, outros em cavalos, nós, porém nos gloriaremos em o nome do senhor…” Salmo 20:7.

A nossa vida, só irá prosperar se dependermos de Deus, se o buscarmos, e se usarmos bem das estratégias espirituais.

Não é o método que fará a diferença, mas uma vida consagrada no altar de Deus. “Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus para nos ajudar e para guerrear nossas guerras”.II Crônica 32:8

Com Moisés aprendemos como depender de Deus e obtermos vitórias espirituais.

Assim como Moisés, Deus tem para cada um de nós: Uma Missão, Uma conquista; e Estratégias que destruirão barreiras e inimigos e nos darão vitórias em todas as nossas batalhas.

“Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.”

Pr Francisco Nascimento

About these ads

4 comentários sobre “DEPENDÊNCIA DE DEUS

  1. boa noite,
    fq mt feliz pelo site pastor francisco eu e minha familia estaremos sempre orando por essa benção,que deus ilumine sempre seus planos juntamente com sua familia amem, ha amei tambem as mensagens um abraço ate +++…

  2. boa noite ,
    pastor francisco olha tb sou pastor fico feliz de ter encontrado este site ,
    o sr é pastor o sr sabe as vezes passamos tantas lutas ,
    mas graças a Deus que sempre envia pessoas abençoadas
    para nos ajudarem na caminhada ,confesso que esta mensagem falou muito cmigo
    pois se não vigiar-mos acabamos desviando peço tb orações
    do sr pelo meu ministerio ,estarei orando pelo sr
    um grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s